16ago
Visita Técnica a UFRJ – Campos Xerém

Levamos nossos alunos para conhecer a estrutura dos laboratórios de Microscopia, Química e Biologia.

Escolher o curso da graduação é um momento marcante na vida acadêmica, os alunos ficam em dúvida, ansiosos e com receio de não estarem fazendo a melhor escolha. Algo absolutamente comum nessa época, a boa notícia: nosso curso técnico proporciona aprendizado prático na área escolhida. Ainda assim,  estamos sempre dispostos a oferecer o máximo de conhecimento e experiências para apoiar nossos alunos na escolha da profissção. A visita a Universidade Federal do Rio de Janeiro, campos Xerém, aconteceu exatamente com este objetivo: aproximar nossos alunos do ambiente acadêmico.

Além de conhecer a estrutura da universidade e os equipamentos modernos, os alunos conheceram as pesquisas científicas desenvolvidas na UFRJ e as diferenças entre o ensino médio e a Graduação.

Essa vivência possibilitou a troca de ideias, experiências e conhecimento entre alunos e professores e despertou o intresse pelo ensino superior e pela pesquisa científica, o que ajuda a estimular nossos alunos no caminho do conhecimento e da formação de qualidade. Buscamos sempre incentivar nossos alunos a proseguirem no Ensino Superior.

As visitas técnicas são ótimas oportunidades para vivenciar o dia a dia nas universidades e poder fazer a escolha certa no futuro. Veja mais detalhes das visitas:

NUMPEX-BIO – Núcleo Multidisciplinar de Pesquisa UFRJ – Xerém em Biologia

É o primeiro núcleo de pesquisa da Universidade Federal do Rio de Janeiro Polo Xerém. Sua missão é desenvolver pesquisas na grande área da biologia, tendo sido criado para suprir a necessidade crescente de um laboratório de pesquisa no qual os docentes desta área possam desenvolver seus projetos científicos e orientar seus os alunos de iniciação científica do Polo, além de também desenvolverem atividades de extensão. O NUMPEX-BIO tem excelente capacidade instrumental, contando com diversos e modernos equipamentos, para o desenvolvimento de pesquisas básicas e aplicadas nas especialidades da Biologia Celular, Biologia Molecular, Biologia Tecidual, Bioquímica, Genética, Imunologia, Microbiologia Parasitologia e Toxicologia Ambiental.

NUMPEX-COMP – Núcleo Multidisciplinar de Pesquisa em Computação

O nome do núcleo reflete o seu foco inicial na área de computação, no qual realiza pesquisas nas áreas de Computação Científica, modelos matemáticos, técnicas de soluções numéricas, modelagem computacional, linguagem de programação, desenvolvimento de software, apoiando decisões e pesquisas em Ciências Biológicas e Tecnológicas. É importante ressaltar que o NUMPEX-COMP é um núcleo científico. Por princípio, seus projetos devem fornecer aos cientistas e estudantes da UFRJ – Campus Xerém a possibilidade de testar novas idéias e tecnologias nas áreas e subáreas da computação. 

Durante a visita os alunos conheceram os processos científicos e assistiram uma aula prática em microscopia eletrônica e óptica e técnicas laboratoriais.Para o aluno Marcus Felipe Quetez, aluno do 3ª ano do Curso Técnico em Química, a visita trouxe conhecimento e curiosidades: “a visita possibilitou conhecermos diversos aparelhos, tais como: Citômetro, Espectofotômetro, Cromatógrafo e o aparelho de microscopia eletrônico e também óptico, nele observamos por exemplo um fio de cabelo humano (o que dá a origem a ponta dupla). Fizemos uma análise de caso: um homem ficou doente com problemas intestinais e perto de sua casa havia um poço. Então, colheram a água deste poço e nós verificamos se havia ligação entre a doença desse homem e a água do poço.”

Lucas Franzone, aluno do 2º ano do Curso Técnico em Química, afirmou: “Nós pudemos ter uma boa ideia dos trabalhos e pesquisas realizadas nos laboratórios, observar detalhes mínimos nos aparelhos modernos e conhecer bastante os cursos.”

Veja todas as fotos na galeria!