25maio
Oba na ETPC: saiba como foi o evento que recebeu alunos de todo o Sul Fluminense

O evento #OBAnaETPC aconteceu entre 14 e 15 de maio e reuniu diversas escolas do Sul Fluminense.

Entre os dias 14 e 15 de maio a ETPC recebeu o projeto OBA de olho no céu- Planetário Itinerante, uma vivência em astronomia, formação do universo, curiosidades sobre os astros, segredos da física e a visita ao Planetário Itinerante da OBA – Olimpíada Brasileira de Astronomia e Astronáutica.

Além do planetário, a #ETPC  preparou um evento com uma série de atividades práticas, onde foi possível vivenciar: experiências, palestras e oficinas em parceria com o Núcleo de Divulgação Científica e Tecnológica PROMOVE da  Universidade Federal Fluminense – UFF.

A ex-aluna da ETPC, Nicole Senger, formada em 2014 no Ensino Médio com Curso Técnico em Petróleo e Gás, atualmente estuda Metalurgia na UFF e retornou a escola para levar conhecimento e experiências para o evento. A aluna fez parte do grupo de professores e alunos que participaram do #OBANaETPC.  “Sou muito grata a ETPC por todo apoio e aprendizado em minha vida acadêmica e estou muito feliz em estar aqui novamente.” Os alunos Luis Fernando e Carlos Eduardo, do 3º ano do Ensino Médio com Curso Técnico em Mecatrônica também elogiaram o evento e afirmaram que levar o Planetário foi uma iniciativa muito interessante, além disso, o evento abriu espaço para os alunos exporem seus próprios trabalhos e conteúdo aprendido em sala de aula, “Gostamos muito de expor nosso trabalho e despertar o interesse das pessoas sobre a mecatrônica e a robótica.”

Os representantes da OBA, que estavam presentes no evento, afirmaram  que levar o Planetário Itinerante às escolas do País é  muito importante para e contribuir com a difusão e divulgação da ciência.

Durante o evento a ETPC aproveitou para mostrar e demonstrar o funcionamento das duas Impressoras 3D que a escola adquiriu recentemente. Os alunos e visitantes ficaram muito interessados em ver os equipamentos funcionando e em saber mais sobre essa tecnologia. 

Alunos com chaveiro feito na Impressora 3D
Alunos da ETPC com chaveiro feito na Impressora 3D