ETPC Notícias Professor da ETPC tem artigo publicado em livro científico

Professor da ETPC tem artigo publicado em livro científico

Joaquim Lopes Pereira, professor de física na Escola Técnica Pandiá Calógeras – ETPC, teve artigo de sua autoria selecionado para integrar o segundo volume do livro científico “Pesquisa em Ensino de Física”, publicado nessa quinta-feira (11/4).

O artigo resultou da participação de Joaquim na Escola de Física, da Organização Europeia para Pesquisa Nuclear – CERN, em 2016, onde aprendeu sobre física de partículas.  O programa é promovido pela Sociedade Brasileira de Física em cooperação com o Laboratório de Instrumentação e Física Experimental de Partículas – LIP, de Lisboa.

A primeira fase do programa aconteceu na cidade portuguesa, com aulas e visitas ao LIP. Já durante a segunda fase, visitou o CERN, em Genebra, na Suíça, onde produziu o artigo “A Escola de Física do CERN: Preparação e Perspectivas” em conjunto com a pesquisadora Camila Gasparin, do Intituto Federal de Ciência e Tecnologia de Santa Catarina, e o professor Diego Veríssimo, do Colégio La Salle, de Brasília.

Joaquim apresentou o artigo durante o Simpósio Nacional de Ensino de Física – SNEF, na Universidade de São Carlos, em São Paulo, onde foi convidado para publicá-lo pelo editor do livro, que tem alcance mundial.

“É muito gratificante para mim ter meu artigo publicado no periódico, pois o classifica como produção intelectual de qualidade e também colabora para os estudos na área das ciências nos programas de pós-graduação”, conta o professor da ETPC.

O livro “Pesquisa em Ensino de Física 2” está disponível online para o público. Para consultar, clique aqui.