13maio
ETPC recebe 2ª edição da FLISoL

A Escola Técnica Pandiá Calógeras – ETPC recebeu no sábado, 27 de abril, o Festival Latino-americano de Instalação de Software Livre – FLISoL, que realiza sua segunda edição em 2019. É o maior evento de instalação de softwares da América Latina e tem o objetivo de reunir pessoas para realizar instalações em massa de sistemas operacionais ou softwares para computador, principalmente o sistema operacional Linux.

O encontro ocorreu entre 8h e 17h30 no auditório e no corredor principal da escola. Alunos participaram desde o credenciamento até o atendimento aos visitantes.  

 A ocasião contou com palestras de Raphael Pereira, José Maurício, Vinícius Almeida, Rodolfo Barbosa, Helton Sereno, Gilvan Vilarim, Sérgio Graças e Alexandre Sottani. Os temas discutidos incluíram sofware e programação livres, seus usos na educação, entre outros.

Os alunos do curso de Informática realizaram o Install Fest, no qual visitantes puderam instalar em seus computadores sistemas operacionais com base no Linux, como o Ubuntu, o Deepin e o Mint. Já os alunos de Mecatrônica, instruídos pela professora e coordenadora Valéria Pinto, expuseram seus trabalhos elaborados desde o início do ano letivo, como a Impressora 3D.  Os alunos Gabriel Roberto e Lara Lacerda, do 3° ano de Mecatrônica, falaram brevemente sobre seu funcionamento. “A gente desenvolve o desenho em vários softwares, dos mais simples aos mais complexos, que é enviado à impressora. A partir daí, a impressora identifica o modelo e imprime de acordo com as configurações que forem dadas a ela”, explicam.

O coordenador da FLISoL em Volta Redonda, Rondinelly Moutinho Ramos, que é professor e coordenador do curso de Informática da ETPC, afirmou que foi um momento especial ver o resultado de um trabalho desenvolvido desde dezembro de 2018. “Foi muito gratificante ver o empenho dos alunos e o apoio dos funcionários para que saísse um evento tão bom”, conta.