ETPC Notícias Palestra sobre empreendedorismo auxilia alunos da ETPC na criação de empresas
Palestra da Pulse sobre empreendedorismo

Palestra sobre empreendedorismo auxilia alunos da ETPC na criação de empresas

Os alunos de 1º e 2º anos dos Cursos Técnicos de Eletrônica e Mecatrônica da ETPC – Escola Técnica Pandiá Calógeras participaram de palestra da consultoria Pulso sobre empreendedorismo no sábado, 11 de maio. Christiane Oliveira e Vitória Brum, integrantes do projeto da Universidade Federal Fluminense – UFF, foram convidadas pela professora e coordenadora dos cursos, Valéria Pinto.

Os estudantes formaram equipes para desenvolver startups júniores como atividade avaliativa das disciplinas dos cursos e a dinâmica visou auxiliá-los na criação das empresas. O objetivo é apresentar e desenvolver projetos que tiveram início em outros anos. O curso de Administração, do 1° ano, também está participando da atividade.

De acordo com Valéria, a intenção é expandir a visão dos alunos para o mercado de trabalho, que está se aproximando de suas vidas profissionais. “É preciso aconselhá-los a como se portar numa empresa. Tem que ter consciência de que cada função tem sua importância para cumprir as obrigações. Desse jeito, todos aprendem constantemente”, explica.

A Pulso Consultoria é uma Empresa Júnior da UFF desenvolvida há 15 anos, com a participação de cerca de 50 alunos dos cursos de Administração, Ciências Contábeis e Engenharia. Desenvolve soluções para empresas com a supervisão de professores dos cursos. É pioneira no Movimento Empresa Júnior (MEJ) no Sul Fluminense, sendo a terceira maior do estado.

Para Vitória, a atividade é importante para o desenvolvimento profissional dos estudantes. “Acho incrível porque é uma chance de expandirem suas experiências e conhecimentos em equipe por meio da criação de startups”, conta.

Confira quais são as equipes e projetos:

– AlFeC, do 1º ano de Mecatrônica, está criando um drone caseiro;

– VALTECH, do 2º ano de Mecatrônica, prepara um robô que dança para competir no Torneio Juvenil de Robótica (TJR). Estão dando continuidade com a sensorização do “Roboertinho”, desenvolvido por outra turma, em 2018.

– StickTech, do 1º ano de Mecatrônica, desenvolve uma garra motorizada;

– Árthemis Eletrônica, do 1º ano de Eletrônica, está criando um cofre digital;

– +ETPC, do 1º ano de Administração, desenvolve uma empresa comunicação que monitora e informa o que acontece na ETPC.