ETPC Notícias Projeto de alunos de Química reaproveita cobre de sucata eletrônica
Projeto de alunos da ETPC reaproveita cobre

Projeto de alunos de Química reaproveita cobre de sucata eletrônica

Os alunos Matheus Cazarin, Raquel Dias e Mariana da Silva apresentaram na sexta-feira, 28 de junho, o projeto “Recuperação de cobre a partir da sucata eletrônica” à turma do Programa Jovem Aprendiz, no laboratório da ETPC – Escola Técnica Pandiá Calógeras.

Projeto de alunos da ETPC reaproveita cobre

O trabalho de conclusão de curso dos formandos do Curso Técnico de Química tem como objetivo geral a extração do cobre e de outros metais das placas de circuito integrado descartadas, o chamado lixo eletrônico.

O propósito é remover e analisar a quantidade de cobre presente nas placas eletrônicas e reaproveita-lo na forma de solução química, que pode ser utilizada em três atividades: criação de novas placas, usar no tratamento de água e como um defensor agrícola. Segundo os estudantes, essas ações ajudariam a diminuir a geração de lixo eletrônico e a minimizar o impacto ambiental, já que reduziria a necessidade de extração de minério das jazidas de cobre.

Projeto de alunos da ETPC reaproveita cobre

De acordo com o professor e coordenador do curso de Química, Paulo Henrique Silva de Oliveira, essa dinâmica é importante para os formandos do Ensino Técnico porque os ajuda a perder a timidez, a desenvolver técnicas de apresentação e de trabalho em equipe, características importantes para a entrada no mercado de trabalho. Além disso, contribui para o conhecimento e vivência dos jovens aprendizes, principalmente para os que estão cursando áreas voltadas à administração, planos de gestão, qualidade e organização empresarial.