01jul
Projeto de alunos de Química reaproveita cobre de sucata eletrônica

Os alunos Matheus Cazarin, Raquel Dias e Mariana da Silva apresentaram na sexta-feira, 28 de junho, o projeto “Recuperação de cobre a partir da sucata eletrônica” à turma do Programa Jovem Aprendiz, no laboratório da ETPC – Escola Técnica Pandiá Calógeras.

Projeto de alunos da ETPC reaproveita cobre

O trabalho de conclusão de curso dos formandos do Curso Técnico de Química tem como objetivo geral a extração do cobre e de outros metais das placas de circuito integrado descartadas, o chamado lixo eletrônico.

O propósito é remover e analisar a quantidade de cobre presente nas placas eletrônicas e reaproveita-lo na forma de solução química, que pode ser utilizada em três atividades: criação de novas placas, usar no tratamento de água e como um defensor agrícola. Segundo os estudantes, essas ações ajudariam a diminuir a geração de lixo eletrônico e a minimizar o impacto ambiental, já que reduziria a necessidade de extração de minério das jazidas de cobre.

Projeto de alunos da ETPC reaproveita cobre

De acordo com o professor e coordenador do curso de Química, Paulo Henrique Silva de Oliveira, essa dinâmica é importante para os formandos do Ensino Técnico porque os ajuda a perder a timidez, a desenvolver técnicas de apresentação e de trabalho em equipe, características importantes para a entrada no mercado de trabalho. Além disso, contribui para o conhecimento e vivência dos jovens aprendizes, principalmente para os que estão cursando áreas voltadas à administração, planos de gestão, qualidade e organização empresarial.