ETPC Notícias Alunos da ETPC competem no Torneio Juvenil de Robótica
Alunos da ETPC competem no Torneio Juvenil de Robótica

Alunos da ETPC competem no Torneio Juvenil de Robótica

Os alunos do 2º ano do Ensino Médio com Técnico em Mecatrônica, da ETPC – Escola Técnica Pandiá Calógeras, participaram nesse sábado, 6 de julho, do Torneio Juvenil de Robótica (TJR). O evento desafiou os alunos a competirem em uma etapa da maior competição de robótica do Brasil.

O torneio aconteceu no Instituto de Cultura Técnica (ICT) e contou com a participação de estudantes do ensino público e privado. Os alunos João Pedro Mello, Thiago Alfano, Douglas Renato e Roger Teixeira representaram a ETPC e a startup Valtech, criada por eles durante as aulas.

A categoria em que competiram, “Resgate no Plano”, pedia que os jovens desenvolvessem um robô, que por meio de sensores deveria percorrer uma pista e salvar uma vida humana, representada simbolicamente por uma lata de refrigerante. Todas as 26 equipes participantes tiveram o tempo de três minutos, divididos em três tentativas para alcançar o resultado. A equipe vencedora participará da final do torneio, marcada para novembro, em São Paulo (SP).

A ideia de trazer o Torneio Juvenil de Robótica para Volta Redonda surgiu dos professores Paulo Fleming, da ETPC, Érica Linhares, da Fundação Educacional de Volta Redonda (FEVRE), e Patrícia Osório, do Colégio Rubens Machado. O trabalho foi voluntário e teve como objetivo criar um polo de Robótica Educacional no Sul Fluminense, conceito até então ausente nas cidades da região.