16ago
Finalista em maratona de tecnologia, ex-aluno compartilha experiência na ETPC

Guilherme Vallim Machado, 19 anos, formado em 2016 no Curso Técnico de Informática da ETPC – Escola Técnica Pandiá Calógeras, visitou a escola em 2 de agosto para compartilhar sua experiência durante a 1ª Maratona Behind The Code, concurso de tecnologia no qual foi classificado em 30º lugar para a final.

Ele participará da última etapa em 17 de agosto, na Praia do Forte, no município de Mata de São João (BA), que terá 100 finalistas no total. Os cinco candidatos com melhor desempenho ganharão uma viagem para São Francisco, nos Estados Unidos, para participar do evento de imersão do Watson – sistema de inteligência artificial da IBM. Além disso, conhecerão os laboratórios de pesquisa da multinacional.

Durante a conversa, que envolveu as turmas do 1º ano dos Cursos Técnicos de Informática e 2º ano de Eletromecânica, Guilherme ainda falou sobre inovações em tecnologia e fontes de conhecimento, incentivando os alunos a se prepararem para o primeiro emprego.

Guilherme Vallim Machado, finalista em concurso de tecnologia

Rodinelly Moutinho, professor e coordenador do Curso Técnico de Informática, admira a trajetória e determinação de Guilherme. “É um grande prazer ter participado de sua formação e recebê-lo na ETPC para testemunhar e incentivar nossos alunos. Ele tem ganhado prêmios locais, estaduais e nacionais com sua dedicação. É um exemplo de que o esforço é recompensador”, conta.

O desafio Behing The Code tem o objetivo de fomentar o ecossistema de desenvolvedores a partir da capacitação em tecnologias referência de mercado, como IoT, Blockchain, inteligência artificial, entre outros. É realizado pela IBM, empresa americana com forte atuação no mercado de informática, com desenvolvimento de hardwares e softwares, serviços de infraestrutura, hospedagem e consultoria em computadores de grande porte até nanotecnologia.