18set
Alunos de Química participam da 3ª Feira Educação e Carreira

A ETPC – Escola Técnica Pandiá Calógeras participou na última semana da 3ª Feira Educação e Carreira. O evento aconteceu entre os dias 11 e 14 de setembro, na Ilha São João, em Volta Redonda, com estandes de diversas empresas e instituições de ensino.

No espaço da ETPC, os alunos do 3º ano do Ensino Médio com Curso Técnico de Química, acompanhados do professor e coordenador do curso, Paulo Henrique Silva, demonstraram ao público testes de ácido e base. Eles utilizaram vinagre como ácido e leite de magnésia como base, que deixavam o indicador de checagem amarelo ou azul quando inserido nas substâncias.

Os jovens ainda mediram o valor de pH dos dois produtos, com o uso de uma fita indicadora e de um pHmetro digital. O objetivo foi mostrar uma variedade de maneiras de identificar ácido e bases com diferentes precisões.

Além disso, os estudantes realizaram testes de densidade e viscosidade de substâncias como óleo de soja, óleo lubrificante de carro e glicerina, com o uso de densímetro.

Alunos da ETPC na 3ª Feira Educação e Carreira

A 3ª Feira Educação e Carreira foi realizada pela Associação Comercial, Industrial e Agropastoril de Volta Redonda – ACIAP-VR, com apoio da Prefeitura Municipal de Volta Redonda. O objetivo é estimular a empregabilidade, desenvolvimento de carreira, produção de conhecimento e empreendedorismo.

Segundo a organização, o evento recebeu mais de 20 mil pessoas nos quatro dias. A programação contou com arena de games, palestras, oficinas, música e mais.