Cursos Técnicos em 18 meses

Sobre o curso

O curso técnico em Administração prepara o aluno para desempenhar tarefas administrativas e gerenciais inerentes ao correto funcionamento de empresas comerciais, industriais e outras instituições, nas áreas fiscal, tributária, financeira e de recursos humanos seguindo as diretrizes do planejamento, organização, execução e controle, de acordo com a legislação aplicável. Busca-se também tornar o aluno apto a antecipar mudanças, interpretar e utilizar diferentes ferramentas para a tomada de decisões, orientando-o sobre o melhor procedimento a ser adotado para a sustentabilidade da empresa.

O curso técnico em Administração da ETPC oferece ainda embasamento prático para cursos superiores, como Administração Pública e de Empresas, Engenharia de Produção, Economia, Ciências Contábeis, entre outros.

Sobre o Curso

O curso técnico em Eletromecânica prepara o profissional para atuar nos setores de planejamento, projeto, programação, fabricação, reparação e manutenção elétrica e mecânica de máquinas e equipamentos. Existem dois profissionais que são de grande importância para a manutenção e operação de uma indústria: o mecânico e o eletricista. O curso técnico em Eletromecânica oferece ainda embasamento prático para cursos superiores de Engenharia Mecânica, Elétrica, Eletrônica, Mecatrônica, de Materiais, entre outros.

Perfil Profissional

O profissional técnico em Eletromecânica será capaz de atuar, em conjunto com engenheiros em trabalhos relacionados à elétrica e/ou mecânica, avaliando projetos, esquemas e instruções, especificando componentes e materiais, definindo processos de fabricação e de montagem de componentes. Também constrói e testa protótipos, realiza manutenção eletromecânica de máquinas, equipamentos e instalações e gerencia equipes. O técnico em Eletromecânica deverá ter habilidades e competências para trabalhar com: planejamento, projeto, programação, automação, manutenção de equipamentos e instalações industriais.

Como a ETPC te ajuda a ser esse profissional

Na ETPC você desenvolve competências técnicas e habilidades em mecânica e eletrotécnica onde são estudados sistemas e dispositivos que têm em seus mecanismos diversos componentes das duas áreas. O curso proporciona ao aluno a ampliação e o aprofundamento de conhecimentos científicos e tecnológicos voltados às competências gerais e específicas da eletromecânica e possibilita ainda o estágio supervisionado para reforçar o aprendizado na prática.

Mercado de Trabalho

O profissional técnico em Eletromecânica poderá atuar em empresas que fabricam e montam veículos, em indústrias de distribuição de eletricidade, água, gás, alimentícia, naval, processos contínuos, entre outras.

Sobre o Curso

Durante o curso técnico, o aluno é estimulado a desenvolver projetos eletrônicos com tecnologias dinâmicas e atuais, que serão direcionados a aplicações industriais e até mesmo residenciais.

Como se aprende?

Aprender eletrônica é muito divertido e dinâmico, os alunos aprendem construindo projetos desde o primeiro ano. Realiza com frequência experiências em laboratórios e são desafiados a serem criativos e a proporem soluções para a resolução de problemas.

Perfil Profissional

  •  Criativo
  • Comunicativo
  • Trabalhe bem em equipe

Como a ETPC te ajuda a ser esse profissional

Por meio de treinamentos de segurança em eletricidade, trabalhos em altura com máquinas rotativas e conhecendo as normas regulamentadoras de segurança. Além de receber diariamente estímulos para a criação de projetos científicos que contribuem para o desenvolvimento pessoal e profissional.

Durante o curso o aluno terá oportunidades para planejar e executar projetos de acionamento eletrônico. Trabalhos sempre desenvolvidos em grupo, estimulando o espírito de equipe e a liderança individual.

Mercado de Trabalho

O Técnico em Eletrônica pode atuar em empresas de pequeno, médio ou grande porte para executar e supervisionar a instalação e a manutenção de equipamentos elétricos e eletrônicos, realizar medições, testes e calibrações de equipamentos que são utilizados nas indústrias.

Mercado de Trabalho

O profissional técnico em Informática tem mercado de trabalho amplo, e pode exercer sua função em empresas de Tecnologia da Informação ou ainda abrir seu próprio negócio (empresa ou profissional freelance) e oferecer serviços de desenvolvimento.

Além disso, pode atuar em qualquer área que utilize a tecnologia da informação (TI) como ferramenta, nas empresas de manutenção de equipamentos de Informática, empresas de assistência técnica, bancos, indústrias e empresas do setor público, privado ou terceiro setor (ONGs).

Perfil Profissional

O técnico é Informática é capacitado para:

  • Instalar sistemas operacionais, aplicativos e periféricos em computadores e servidores.
  • Projetar, desenvolver e dar manutenção em sistemas para computadores.
  • Desenvolver sites estáticos e sistemas para internet com acesso a banco de dados.
  • Desenvolver aplicativos para plataforma mobile (Smartphone e Tablets).
  • Realizar manutenção de computadores de uso geral.
  • Instalar e configurar redes de computadores locais de pequeno porte.
  • Montar seu próprio negócio e/ou trabalhar como desenvolvedor ou suporte em qualquer empresa que possua uma área de Informática.

Sobre o Curso

O curso técnico em foi criado para você que acredita que o mundo está a cada dia mais #conectado e dependente da tecnologia. Nosso curso é um dos mais conhecidos e conceituados, pois somos a primeira escola a oferecê-lo na região sul fluminense, são mais de 25 anos de existência contando com uma equipe de professores altamente qualificados, que já formou mais de 1200 profissionais.

Atualmente com o amplo crescimento da internet e com a popularização das redes de banda larga em nossas vidas, os computadores, tablets e Smartfones são utilizados para o lazer e como ferramenta de trabalho em qualquer profissão, assim sendo os conhecimentos adquiridos com o curso de informática não serão perdidos, mesmo que você resolva seguir outra área no futuro.

O curso técnico em Informática da #ETPC oferece ainda embasamento prático para cursos superiores como Engenharia da Computação e Sistema de Informação, pois está alinhado com as metodologias e linguagens de programação que são utilizadas nas instituições de ensino superior.

Sobre o Curso

A Mecânica é uma das mais promissoras carreiras técnicas e tradicionais, em função de sua capacitação ser abrangente dentro do processo industrial atual.  Neste curso o aluno vai aprender a desenvolver projetos mecânicos, realizar a manutenção mecânica de máquinas e equipamentos, controlar os processos de produção e organizar o trabalho de acordo com as etapas do processo.

Como a ETPC te ajuda a ser esse profissional?

Na ETPC você desenvolve competências técnicas e habilidades específicas de mecânica, bem como, conhecimentos compatíveis com a tecnologia atual, preparando o aluno para um mercado competitivo e moderno, permitindo-lhe adaptar-se aos processos de produção e manutenção das empresas. Além de receber diariamente estímulos para a criação de projetos científicos que contribuem para o desenvolvimento pessoal e profissional.

Mercado de trabalho

O profissional formado no Curso Técnico em Mecânica pode atuar nos setores metalúrgico, siderúrgico, automotivo, nuclear, petrolífero ou metalmecânico. Pode atuar também em indústrias, fábricas de máquinas, equipamentos e componentes mecânicos, laboratórios de controle de qualidade, prestadoras de serviço, além do setor público, por meio de concursos, autônomo, auxiliando no desenvolvimento e na execução de projetos, usinagem mecânica e petrolíferas.

O curso técnico em Mecânica da ETPC oferece ainda embasamento prático para cursos superiores como Engenharia Mecânica, Engenharia de Materiais, Mecatrônica, Metalurgia, entre outros.

Programa do Curso

  • Desenho Técnico
  • Mecânica e Resistência dos Materiais
  • Fundamentos de Hidráulica e Pneumática
  • Circuitos Hidráulicos e Pneumáticos
  • Projeto Manufatura por computação gráfica
  • Auto CAD
  • Ciência e Tecnologia de Materiais
  • Metrologia e montagem mecânica
  • Máquinas e Sistemas térmicos
  • Elementos de máquinas/lubrificação
  • Produção mecânica (Máquinas Operatrizes, Usinagem e CNC)
  • Eletricidade (máquinas e Equipamentos elétricos)
  • Automação (automação e controle de processos)
  • Gestão empresarial (gestão da Manutenção e projeto)

Sobre o curso

O curso técnico em Mecatrônica tem duração de três anos e prepara o profissional para atuar em diversas indústrias de diversos segmentos.  O curso técnico em Mecatrônica oferece ainda embasamento prático para cursos superiores, como Engenharia de Controle e Automação, Elétrica, Aeronáutica e de Computação.

 

Mercado de trabalho

O profissional técnico em Mecatrônica tem mercado de trabalho amplo, e pode atuar nas indústrias: automobilística, mineração, madeireira, robótica, elétrica, mecânica, automação e metalmecânica, essa última conhecida como metalúrgica, que transforma metais em bens de produção, como máquinas e equipamentos, e em produtos voltados para o consumidor final. O curso técnico em Mecatrônica oferece ainda outros campos de atuação: laboratórios de controle de qualidade e fabricantes de equipamentos e máquinas automatizados. Esse profissional também pode desenvolver projetos que integrem diferentes áreas da indústria.

 

Perfil profissional

O profissional que faz esse curso atua no desenvolvimento e na manutenção de sistemas automatizados e sistemas robotizados. Participa ainda da instalação de máquinas, de equipamentos e sistemas voltados para automação de processos e produtos. Também pode ser responsável pelo controle de qualidade, e executar tarefas de manutenção, medição e testes, de acordo com normas técnicas e de segurança.

Sobre o curso

O curso técnico em Química tem duração de três anos e prepara o profissional para atuar em diversos setores da indústria e de serviços. A demanda por técnicos na área de Química tem crescido junto com o mercado de cosméticos, perfumarias e de medicamentos. O curso técnico de Química oferece embasamento teórico e prático para cursos superiores, como Química Industrial, Biologia, Medicina e Engenharias (de Alimentos, Química, Biomédica, de Materiais e Metalúrgica).

 

Mercado de trabalho

O Curso técnico em Química tem amplo mercado de trabalho e prepara o profissional para atuar em diversos setores: farmácia, galvanoplastia (revestimento de metal), produção de eletrônicos e produtos químicos, como têxteis, bebidas fermentadas, tintas, celulose, leites e produtos alimentícios, além de indústrias petroquímicas, produção de borracha, plástico, fertilizantes, cimento, vestuário e siderurgia. Este profissional pode atuar ainda em perícias nas áreas civil e militar.

 

Perfil profissional

O profissional de Química está preparado para produzir, analisar, purificar e transformar produtos, bem como para o controle ambiental, podendo ser responsável pelo controle da qualidade nas diversas áreas industriais e de serviços.

Está interessado?

Preencha o formulário abaixo e entraremos em contato.