Ensino médio aliado ao curso técnico

Sobre o curso

O curso técnico em Administração prepara o aluno para desempenhar tarefas administrativas e gerenciais inerentes ao correto funcionamento de empresas comerciais, industriais e outras instituições, nas áreas fiscal, tributária, financeira e de recursos humanos seguindo as diretrizes do planejamento, organização, execução e controle, de acordo com a legislação aplicável. Busca-se também tornar o aluno apto a antecipar mudanças, interpretar e utilizar diferentes ferramentas para a tomada de decisões, orientando-o sobre o melhor procedimento a ser adotado para a sustentabilidade da empresa.

O curso técnico em Administração da ETPC oferece ainda embasamento prático para cursos superiores, como Administração Pública e de Empresas, Engenharia de Produção, Economia, Ciências Contábeis, entre outros.

Sobre o Curso

O Curso Técnico de Edificações prepara o aluno para participar da execução de projetos de obra, planejamento técnico, elaboração de planilhas orçamentárias, acompanhamento orçamentário, supervisionar a execução de sistemas construtivos e participar do controle tecnológico de métodos e materiais, cumprindo a legislação e as normas específicas de saúde e segurança do trabalho, meio ambiente e qualidade. Além disso, o aluno é preparado para coordenar a execução de serviços de manutenção de equipamentos e de instalações em edificações.

 

Áreas de Atuação

  • Empresas de Construção Civil
  • Escritório de Projetos
  • Laboratórios de Pesquisa e Desenvolvimento
  • Autônomo.

Sobre o curso

O curso técnico em Eletromecânica tem duração de três anos e prepara o profissional para atuar nos setores de planejamento, projeto, programação, fabricação, reparação e manutenção elétrica e mecânica de máquinas e equipamentos. Existem dois profissionais que são de grande importância para a manutenção e operação de uma indústria: o mecânico e o eletricista. O curso técnico em Eletromecânica oferece ainda embasamento prático para cursos superiores como, Engenharia Mecânica, Elétrica, Eletrônica, Mecatrônica, de Materiais, entre outros.

 

Mercado de trabalho

Com o crescente desenvolvimento das atividades industriais, tornou-se evidente a necessidade de profissionais multiespecializados para atender a demanda deste mercado, já que as empresas necessitam de manutenção e operação de equipamentos eletromecânicos. O profissional técnico em Eletromecânica poderá atuar em empresas que fabricam e montam veículos, em indústrias de distribuição de eletricidade, água, gás, alimentícia, naval, processos contínuos, entre outras.

 

Perfil profissional

O profissional técnico em Eletromecânica será capaz de atuar, em conjunto com engenheiros, em trabalhos relacionados à elétrica e/ou mecânica, avaliando projetos, esquemas e instruções, especificando componentes e materiais, definindo processos de fabricação e de montagem de componentes. Também constrói e testa protótipos, realiza manutenção eletromecânica de máquinas, equipamentos e instalações e gerencia equipes. O técnico em Eletromecânica deverá ter habilidades e competências para trabalhar com: planejamento, projeto, programação, automação, manutenção de equipamentos e instalações industriais.

Sobre o curso

O curso técnico em Eletrônica tem duração de três anos e prepara o profissional para atuar em diversas indústrias, inclusive em empresas que oferecem automação residencial, de hospitais, e de manutenção de sistemas automatizados; que desenvolvem projetos ou  que prestam serviços de manutenção, de acordo com normas técnicas, ambientais e de segurança. O curso técnico em Eletrônica oferece ainda embasamento prático para cursos superiores, como Engenharia de Elétrica, Eletrônica, de Controle e Automação, e Aeronáutica.

 

Mercado de trabalho

O profissional técnico em Eletrônica pode atuar em indústrias com ênfase em manutenção de controle de processos em geral, com destaque para as indústrias: automobilística, energia elétrica, naval, eletrodoméstico e automação. Outros campos de atuação: laboratórios de controle de qualidade e fabricantes de equipamentos e máquinas automatizados.

 

Perfil profissional

O profissional de Eletrônica desenvolve, executa e realiza montagem, projeção e instalação de equipamentos, além de manutenção. Também trabalha com instalação de máquinas, de equipamentos e de sistemas automatizados; projeta melhorias nos sistemas convencionais de produção, instalação e manutenção, propondo incorporação de novas tecnologias. Este profissional pode ainda ser responsável pelo controle de qualidade, e executar tarefas de manutenção, medição e testes, de acordo com normas técnicas e de segurança.

Objetivo do curso

O curso técnico em Informática prepara o aluno para atuar nas tecnologias de computação, com implantação, manutenção e desenvolvimento de softwares, redes e programação, além de aplicativos para automatização e controle, criação de sites e aplicativos para dispositivos móveis. O aluno aprende ainda noções básicas para desenvolvimento de jogos digitais.

 

Diferenciais

O curso técnico em Informática da ETPC oferece ainda embasamento prático para cursos superiores, como Engenharia da Computação e Sistema de Informação, pois está alinhado com as metodologias e linguagens de programação que são utilizadas nas instituições de ensino superior.

 

Programa

Lógica computacional

Conceitos básicos de jogos digitais

HTML 5 com CSS

Word, excel básico e intermediário

Microsoft.net (desktop) e Microsoft C# (web)

Conceitos de usabilidade

Tratamento de imagens

Automação (Arduino)

UML (Orientação de objetos)

PHP

Manutenção, hardware e redes de computadores

Conceitos básicos de gestão de projetos

Banco de dados (SGBD SQL SERVER e segurança da informação)

ITIL, COBIT, PDCA

Correio eletrônico

Excursões e visitas técnicas

 

Áreas de atuação

Tecnologia da Informação

Desenvolvimento de sofwares

Criação e manutenção de websites

Aplicativos e sistemas operacionais

Redes e processamento de dados

Manutenção de computadores

Service Desk

 

Mercado de trabalho

O profissional técnico em Informática tem mercado de trabalho amplo, e pode exercer sua função em empresas de Tecnologia da Informação ou ainda abrir seu proprio negócio (empresa ou profissional freelancer) e oferecer serviços de desenvolvimento. Além disso, pode atuar em qualquer área que utilize a tecnologia da informação (TI) como ferramenta, nas empresas de manutenção de equipamentos de Informática, bancos, indústrias e empresas do setor público, privado ou terceiro setor (ONGs).

 

Público-alvo

Estudantes do Ensino Médio ou formados

 

Pré-requisito

Cursando ou já ter cursado o Ensino Médio

 

Duração

18 meses

Objetivo do curso

O curso técnico em Mecânica prepara o aluno para atuar em indústrias de diferentes segmentos: automobilística, metalúrgica, farmacêutica, entre outras. O aluno aprende sobre processos mecânicos, como instalação, manutenção, medição, controle de qualidade e outras atividades industriais. O aluno também sai preparado para prestar assistência técnica à compra, venda e utilização de máquinas e de outros equipamentos especializados.

 

Diferenciais

O curso técnico em Mecânica da ETPC oferece ainda embasamento prático para cursos superiores, como Engenharia Mecânica, Engenharia de Materiais, Mecatrônica, Metalúrgica, entre outros.

 

Programa

Desenho Técnico

Mecânica e Resistência dos Materiais

Fundamentos de Hidráulica e Pneumática

Circuitos Hidráulicos e Pneumáticos

Projeto Manufatura por computação gráfica

Auto CAD

Ciência e Tecnologia de Materiais

Metrologia e montagem mecânica

Máquinas e Sistemas Térmicos

Elementos de máquinas/lubrificação

Produção mecânica  (Máquinas Operatrizes, Usinagem e CNC)

Eletricidade (máquinas e Equipamentos elétricos)

Automação  (automação e controle de processos)

Gestão empresarial  (gestão da Manutenção e projeto)

 

Áreas de atuação

Indústrias: automobilística, metalúrgica, naval, farmacêutica, aeronáutica, entre outras

Fabricação de máquinas e equipamentos

Projetos mecânicos

Controle de qualidade

Vendas de equipamentos

Prestadoras de serviço

 

Mercado de trabalho

O profissional técnico de Mecânica tem amplo mercado de trabalho e pode atuar em diversas áreas da indústria. Em conjunto com engenheiros, realiza atividades relacionadas às máquinas e equipamentos, com foco preventivo ou corretivo.

 

Público-alvo

Estudantes do Ensino Médio ou formados

 

Pré-requisito

Idade mínima: 15 anos

Cursando ou já ter cursado o Ensino Médio

 

Duração

18 meses

Sobre o curso

O curso técnico em Mecatrônica tem duração de três anos e prepara o profissional para atuar em diversas indústrias de diversos segmentos.  O curso técnico em Mecatrônica oferece ainda embasamento prático para cursos superiores, como Engenharia de Controle e Automação, Elétrica, Aeronáutica e de Computação.

 

Mercado de trabalho

O profissional técnico em Mecatrônica tem mercado de trabalho amplo, e pode atuar nas indústrias: automobilística, mineração, madeireira, robótica, elétrica, mecânica, automação e metalmecânica, essa última conhecida como metalúrgica, que transforma metais em bens de produção, como máquinas e equipamentos, e em produtos voltados para o consumidor final. O curso técnico em Mecatrônica oferece ainda outros campos de atuação: laboratórios de controle de qualidade e fabricantes de equipamentos e máquinas automatizados. Esse profissional também pode desenvolver projetos que integrem diferentes áreas da indústria.

 

Perfil profissional

O profissional que faz esse curso atua no desenvolvimento e na manutenção de sistemas automatizados e sistemas robotizados. Participa ainda da instalação de máquinas, de equipamentos e sistemas voltados para automação de processos e produtos. Também pode ser responsável pelo controle de qualidade, e executar tarefas de manutenção, medição e testes, de acordo com normas técnicas e de segurança.

O curso técnico em Metalurgia visa preparar os alunos oferecendo conhecimento técnico e gerencial em metalurgia, embasamentos científicos, tecnológicos, para atuarem nas empresas do segmento na solução de problemas relativos aos processos de fabricação, ao tratamento dos metais e a qualidade dos produtos metalúrgicos, siderúrgicos, dentre outros.

Objetivo do curso

O curso técnico em Petróleo e Gás tem o objetivo de formar técnicos com sólida base teórica e prática, para atuar em diversas áreas da indústria petrolífera e de gás ou áreas correlatas, com produção, transporte, refino, destribuição, comercialização e processamento de derivados de petróleo e gás natural. O profissional sai preparado para atuar nas áreas de energia e utilidades indústriais em geral.

 

Diferenciais

O curso técnico em Petróleo e Gás tem ênfase em energia e energias alternativas, com aulas desenvolvidas em laboratórios estruturados. O aluno sai do curso com embasamento prática para cursos do Ensino Superior.

 

Programa

Projetos de Pesquisa

Geologia Geral e do Petróleo

Economia e Geopolítica do Petróleo

Fundamentos de Usinagem

Desenho

Eletricidade e Automação

Fundamentos de Hidráulica e Pneumática

Gestão da Manutenção

Segurança e Gestão Ambiental (QSMS / SMS)

Energia, Fontes de Energia Alternativas

Prospecção, Exploração e Produção de HC

Operações Unitárias

Química do Petróleo e Materiais

Máquinas e Equipamentos da Indústria do Petróleo

 

Áreas de atuação

Ensino, pesquisa, análise, experimentação, ensaio e divulgação técnica

Elaboração de orçamento

Padronização, mensuração e controle de qualidade

Execução de obra, serviço técnico e fiscalização

Execução de instalação, montagem e reparo

Condução de equipe de instalação, montagem, operação, reparo ou manutenção

Operação e manutenção de equipamento e instalação

Execução de desenho técnico, na área específica e direta da indústria petrolífera ou indiretamente em indústrias e empresas

 

Mercado de trabalho

O profissional técnico em Petróleo e Gás tem como mercado de trabalho as empresas públicas e privadas, nacionais ou internacionais, em trabalhos onshore ou offshore, que atuem nas áreas de exploração, produção, transporte, refino, distribuição, comercialização e processamento de derivados de Petróleo e Gás natural relacionadas à indústria petroleira ou áreas correlatas, como energia e utilidades das indústrias em geral.

 

Público-alvo

Estudantes no 3º ano do Ensino Médio ou já graduados

 

Pré-requisito

Idade mínima: 15 anos

Estar cursando o 3º ano do Ensino Médio ou já graduados

 

Duração

18 meses

Sobre o curso

O curso técnico em Química tem duração de três anos e prepara o profissional para atuar em diversos setores da indústria e de serviços. A demanda por técnicos na área de Química tem crescido junto com o mercado de cosméticos, perfumarias e de medicamentos. O curso técnico de Química oferece embasamento teórico e prático para cursos superiores, como Química Industrial, Biologia, Medicina e Engenharias (de Alimentos, Química, Biomédica, de Materiais e Metalúrgica).

 

Mercado de trabalho

O Curso técnico em Química tem amplo mercado de trabalho e prepara o profissional para atuar em diversos setores: farmácia, galvanoplastia (revestimento de metal), produção de eletrônicos e produtos químicos, como têxteis, bebidas fermentadas, tintas, celulose, leites e produtos alimentícios, além de indústrias petroquímicas, produção de borracha, plástico, fertilizantes, cimento, vestuário e siderurgia. Este profissional pode atuar ainda em perícias nas áreas civil e militar.

 

Perfil profissional

O profissional de Química está preparado para produzir, analisar, purificar e transformar produtos, bem como para o controle ambiental, podendo ser responsável pelo controle da qualidade nas diversas áreas industriais e de serviços.

Sobre o Curso

O Curso de Segurança do Trabalho prepara o aluno para analisar os métodos e os processos laborais encontrados no dia a dia das empresas. Cabe ao profissional de Segurança do Trabalho identificar fatores de risco de acidentes do trabalho e realizar procedimentos de orientação sobre medidas de eliminação e neutralização de riscos. Divulgar normas e procedimentos de segurança e higiene ocupacional; indicar, solicitar e inspecionar equipamentos de proteção coletiva e individual contra incêndio; levantar e utilizar dados estatísticos de doenças e acidentes de trabalho para ajustes das ações prevencionistas.

 

Áreas de Atuação

  • Indústrias
  • Hospitais
  • Comércios
  • Construção Civil
  • Portos e Aeroportos
  • Instituições de ensino
  • Fabricantes de equipamentos de segurança
  • Empresas de consultoria e treinamento

 

Sobre o Curso

O Curso Técnico em Sistemas de Energia Renovável prepara o aluno para desenvolver projeto, instalação, operação, montagem e manutenção de sistemas de geração, transmissão e distribuição de energia elétrica de fontes renováveis de energia. Coordenar atividades de utilização e conservação de energia e fontes alternativas (energia eólica, solar e hidráulica), seguindo as especificações técnicas e de segurança. Além disso, o aluno realiza a montagem de projetos de viabilidade de geração de energia elétrica proveniente de fonte eólica, solar e hidráulica em substituição às convencionais; aplica medidas para o uso eficiente da energia elétrica; desenvolve novas formas produtivas voltadas para a geração de energias renováveis e eficiência energética; identifica problemas de gestão energética e ambiental; projeta soluções para questões decorrentes da geração, transmissão e distribuição da energia.

 

Áreas de atuação

  • Empresas de instalação, manutenção, comercialização e utilização de equipamentos e sistemas baseados em energia renovável.
  • Pesquisa e projetos na área de sistemas de energia renovável.
  • Órgãos da administração pública que utilizem energia renovável.
  • Concessionárias e prestadores de serviços na área de transmissão e distribuição de energia elétrica.
  • Concessionárias e prestadores de serviços na área de geração, transmissão e distribuição de energia elétrica.