03jun
Coral da ETPC: Conheça o processo de produção do vídeo “Maria, Maria”

Durante o atual período de isolamento social, a equipe pedagógica da ETPC, assim como de atividades complementares, como o Coral, vem se reinventando para dar continuidade às aulas e atividades complementares com a mesma qualidade.

Nesse contexto, surgiu a primeira ação realizada virtualmente pelo Coral da escola: a gravação da canção “Maria, Maria”, de Milton Nascimento. O resultado deu tão certo, que ganhou visibilidade essa semana, na terça (26/05), ao encerrar o RJTV1, da TV Rio Sul.

“A surpresa desse vídeo tão bonito e caprichado chegar à TV foi ótima, porque atingiu um número maior de pessoas, gerando nelas coisas boas. A cultura tem esse poder de transformar emoções e pensamentos”, conta o gestor da ETPC, Bruno Marcato, que ficou contente e se emocionou com o resultado da atividade. 

Juntos mesmo separados

“O Coral precisava encontrar uma estratégia. A música por si só tem elementos diferenciados: a métrica, o tempo e o controle”, explica Marlon Souza Vieira, professor de artes e maestro do Coral da ETPC.

Para dar continuidade às atividades, o primeiro passo foi buscar aportes tecnológicos que dessem conta. Marlon gravou em casa trilhas dos instrumentos e vozes guias para que os alunos pudessem escutar em casa, colocar a métrica no celular e gravar suas contribuições para a música, que já fazia parte do repertório do grupo.

Quem participou da atividade?

A gravação contou com as habilidades do professor de biologia, Cristiano Ruela, no violão, do coordenador administrativo e financeiro, Rafael Carvalho, na guitarra e do maestro Marlon no teclado e baixo.

E teve mais gente da escola que comprou a ideia: também cantaram a professora Maria Aparecida, de matemática, e a coordenadora pedagógica, Andreia Lycurgo.

“Como iria ser uma ação diferente, resolvemos convidar alguns ex-alunos, que entraram na brincadeira”, conta Marlon, que ficou surpreso pela proporção que o projeto conseguiu alcançar.

“Receber aquele material com uma mensagem tão pra cima, tão bonita, realmente me deixou muito empolgado. Antes mesmo de mostrar para o próprio maestro, eu já tinha mostrado para minha a família o resultado”, conta Rafael Carvalho, que também foi responsável pela edição do áudio e vídeo.

O vídeo teve a contribuição dos alunos:

Alice Paz Sanchez Queiroz

Cainan Carvalho Francisco Belém dos Santos

Carlos Eduardo Silva Duque Santiago

Gabriel Miranda Paixão

Isadora Moura Teixeira da Silva

João Henrik de Andrade Silva

Laiza Mirella Benvindo Silva

Lara Carvalho Dos Santos

Larissa Oliveira Coelho

Mateus Botelho Figurelo

Maria Eduarda Abranches

Maria Fernanda Jasmim

Mariana da Silva Gonçalves Carlos

Raquel Ferreira Dias

Rebeca de Andrade Romanielo

Vitor de Souza Mendes

Assista abaixo à gravação de “Maria, Maria”, feita pelo Coral da ETPC!