Logo

Eletrônica


Sobre o curso

O curso técnico em Eletrônica tem duração de três anos e prepara o profissional para atuar em diversas indústrias, inclusive em empresas que oferecem automação residencial, de hospitais, e de manutenção de sistemas automatizados; que desenvolvem projetos ou  que prestam serviços de manutenção, de acordo com normas técnicas, ambientais e de segurança. O curso técnico em Eletrônica oferece ainda embasamento prático para cursos superiores, como Engenharia de Elétrica, Eletrônica, de Controle e Automação, e Aeronáutica.

 

Mercado de trabalho

O profissional técnico em Eletrônica pode atuar em indústrias com ênfase em manutenção de controle de processos em geral, com destaque para as indústrias: automobilística, energia elétrica, naval, eletrodoméstico e automação. Outros campos de atuação: laboratórios de controle de qualidade e fabricantes de equipamentos e máquinas automatizados.

 

Perfil profissional

O profissional de Eletrônica desenvolve, executa e realiza montagem, projeção e instalação de equipamentos, além de manutenção. Também trabalha com instalação de máquinas, de equipamentos e de sistemas automatizados; projeta melhorias nos sistemas convencionais de produção, instalação e manutenção, propondo incorporação de novas tecnologias. Este profissional pode ainda ser responsável pelo controle de qualidade, e executar tarefas de manutenção, medição e testes, de acordo com normas técnicas e de segurança.


O curso de Eletrônica oferecido pela ETPC atende com folga os requisitos exigidos pelo “Catálogo Nacional dos Cursos Técnicos”, regulamentado pelo Ministério da Educação e Cultura.

As atividades que um técnico em eletronica pode desenvolver dentro das empresas podem variar entre montar, projetar e instalar equipamentos que fazerm parte do processo industrial. Ele poderá também, atuar de forma direta na manutençao destes equipamentos.

Desta forma sua presença no  mercado de trabalho se extende para industrias automobilisticas, de energia elétrica, metalúrgicas, navais, de eletrodomésticos, empresas que desenvolvem projetos ou  que prestam seviços de manutençao, empresas que oferecem automaçao residencial e até mesmo hospitais.

Para  atender as exigencias desse mercado tao amplo, a ETPC oferece em consonancia  ao conteúdo exigido pelo MEC matérias como Automação Industrial,microprocessadores  e Instrumentação Industrial. O que coloca os nossos alunos num patamar privilegiado, ampliando sobremaneira suas possibilidades dentro do mercado de trabalho.

Prof. Aristoteles Mello

Engenheiro Eletrônico  formado pela PUC Rio

 

Profª.: Valéria Cristina da Costa Pinto

Formação Acadêmica: Engenharia Elétrica

E-mail: valeria.costa@csn.com.br

Atendimento:

2ª – 10h às 11h40min | 15h50min às 17h30min

3ª – 10h às 11h40min | 13h  às 17h30min

5ª – 10h às 10h50min | 13h às 18h45min

6ª – 10h às 11h40min | 13h às 17h30min

Logo-fundacao
Escola Técnica Pandiá Calógeras
Rua 62, Nº 90 - Bairro Sessenta
Volta Redonda - RJ - CEP 27260-020
Desenvolvido por
Logo-react1