Pular para o conteúdo

A Escola Técnica Pandiá Calógeras é uma escola da Fundação CSN e atua na formação profissional na região de Volta Redonda desde 1944. A escola oferece Ensino Médio com Técnico, técnicos subsequentes, capacitações técnicas rápidas, cursos livres e capacitação para empresas. A ETPC, ao longo de sua história, formou mais de 21 mil profissionais em Ensino Médio, Educação Profissional Técnica, Curso de Aprendizagem Industrial e outros, nas diferentes especialidades.

A Fundação buscando contribuir para a democratização do acesso à educação de qualidade, realiza programa de bolsas de estudos na escola.

A ETPC inicia sua história como Escola Profissional da Companhia Siderúrgica Nacional, em Volta Redonda. Surgiu da necessidade de mão de obra qualificada e técnica para montagem e operação da Usina Presidente Vargas. Em 1952, passou a ministrar Cursos de Aprendizagem Industrial, em decorrência de acordo com o Serviço Nacional de Aprendizagem Industrial. E em 56, passou a se denominar Escola Técnica Pandiá Calógeras.

Nos anos 80, celebrou parcerias com a Prefeitura Municipal de Volta Redonda e a Secretaria de Estado de Educação do Rio de Janeiro, para ministrar conteúdos de Educação Geral, em nível de 1º e 2º graus. A partir de 1999, com as mudanças do cenário nacional e pela Lei de Diretrizes e Bases da Educação Nacional – LDB, redefine-se a necessidade de profissionalização, exigindo da ETPC abertura para o mercado em geral.

Atualmente temos Ensino Médio com Técnico, técnicos subsequentes, capacitações técnicas rápidas, cursos livres e capacitação para empresas.