Logo

Eletromecânica


Sobre o curso

O curso técnico em Eletromecânica tem duração de três anos e prepara o profissional para atuar nos setores de planejamento, projeto, programação, fabricação, reparação e manutenção elétrica e mecânica de máquinas e equipamentos. Existem dois profissionais que são de grande importância para a manutenção e operação de uma indústria: o mecânico e o eletricista. O curso técnico em Eletromecânica oferece ainda embasamento prático para cursos superiores como, Engenharia Mecânica, Elétrica, Eletrônica, Mecatrônica, de Materiais, entre outros.

 

Mercado de trabalho

Com o crescente desenvolvimento das atividades industriais, tornou-se evidente a necessidade de profissionais multiespecializados para atender a demanda deste mercado, já que as empresas necessitam de manutenção e operação de equipamentos eletromecânicos. O profissional técnico em Eletromecânica poderá atuar em empresas que fabricam e montam veículos, em indústrias de distribuição de eletricidade, água, gás, alimentícia, naval, processos contínuos, entre outras.

 

Perfil profissional

O profissional técnico em Eletromecânica será capaz de atuar, em conjunto com engenheiros, em trabalhos relacionados à elétrica e/ou mecânica, avaliando projetos, esquemas e instruções, especificando componentes e materiais, definindo processos de fabricação e de montagem de componentes. Também constrói e testa protótipos, realiza manutenção eletromecânica de máquinas, equipamentos e instalações e gerencia equipes. O técnico em Eletromecânica deverá ter habilidades e competências para trabalhar com: planejamento, projeto, programação, automação, manutenção de equipamentos e instalações industriais.


Existem dois profissionais que são de grande importância para a manutenção e operação de uma indústria: o mecânico e o eletricista. O técnico em eletromecânica é um profissional qualificado para atuar nestas duas áreas. Desta forma ele será capaz de atuar em trabalhos relacionados a elétrica e/ou mecânica como manutenção, planejamento, desenvolvimento, montagem , dimensionamento e especificação de materiais dentre outras funções.

Por esse perfil, torna-se bem maior seu campo de atuação nas indústrias e, consequentemente, sua colocação no mercado é mais fácil do que a de um profissional com apenas uma qualificação.

As oportunidades de emprego são excelentes já que qualquer empresa industrial que seja instalada, necessitará de equipamentos eletromecânicos e mão de obra para a manutenção e operação destes.Sua atuação pode ser em industrias siderúrgicas, alimentícias, automobilísticas, navais, aeronáuticas e outras.

É importante destacar a importância do corpo docente e das  instalações de laboratórios e oficinas que a ETPC oferece aos futuros técnicos para excelência e sucesso na sua formação.

É oportuno também sugerir que o técnico em eletromecânica dê prosseguimento aos seus estudos buscando melhor qualificação através de uma boa engenharia.

Profª Valéria Cristina da Costa Pinto

Coordenadora

Profª.: Valéria Cristina da Costa Pinto

Formação Acadêmica: Engenharia Elétrica

E-mail: valeria.costa@csn.com.br

Atendimento:

2ª – 10h às 11h40min | 15h50min às 17h30min

3ª – 10h às 11h40min | 13h  às 17h30min

5ª – 10h às 10h50min | 13h às 18h45min

6ª – 10h às 11h40min | 13h às 17h30min

Logo-fundacao
Escola Técnica Pandiá Calógeras
Rua 62, Nº 90 - Bairro Sessenta
Volta Redonda - RJ - CEP 27260-020
Desenvolvido por
Logo-react1