Logo

Petróleo e Gás


Objetivo do curso

O curso técnico em Petróleo e Gás tem o objetivo de formar técnicos com sólida base teórica e prática, para atuar em diversas áreas da indústria petrolífera e de gás ou áreas correlatas, com produção, transporte, refino, destribuição, comercialização e processamento de derivados de petróleo e gás natural. O profissional sai preparado para atuar nas áreas de energia e utilidades indústriais em geral.

 

Diferenciais

O curso técnico em Petróleo e Gás tem ênfase em energia e energias alternativas, com aulas desenvolvidas em laboratórios estruturados. O aluno sai do curso com embasamento prática para cursos do Ensino Superior.

 

Programa

Projetos de Pesquisa 

Geologia Geral e do Petróleo

Economia e Geopolítica do Petróleo

Fundamentos de Usinagem

Desenho

Eletricidade e Automação

Fundamentos de Hidráulica e Pneumática

Gestão da Manutenção

Segurança e Gestão Ambiental (QSMS / SMS)

Energia, Fontes de Energia Alternativas

Prospecção, Exploração e Produção de HC

Operações Unitárias

Química do Petróleo e Materiais

Máquinas e Equipamentos da Indústria do Petróleo

 

Áreas de atuação

Ensino, pesquisa, análise, experimentação, ensaio e divulgação técnica

Elaboração de orçamento

Padronização, mensuração e controle de qualidade

Execução de obra, serviço técnico e fiscalização

Execução de instalação, montagem e reparo

Condução de equipe de instalação, montagem, operação, reparo ou manutenção

Operação e manutenção de equipamento e instalação 

Execução de desenho técnico, na área específica e direta da indústria petrolífera ou indiretamente em indústrias e empresas 

 

Mercado de trabalho

O profissional técnico em Petróleo e Gás tem como mercado de trabalho as empresas públicas e privadas, nacionais ou internacionais, em trabalhos onshore ou offshore, que atuem nas áreas de exploração, produção, transporte, refino, distribuição, comercialização e processamento de derivados de Petróleo e Gás natural relacionadas à indústria petroleira ou áreas correlatas, como energia e utilidades das indústrias em geral.

 

Público-alvo

Estudantes no 3º ano do Ensino Médio ou já graduados

 

Pré-requisito

Idade mínima: 15 anos

Estar cursando o 3º ano do Ensino Médio ou já graduados

 

Duração

18 meses

 


O Curso Técnico de Petróleo e Gás da ETPC foi instituído para atender a enorme demanda por mão-de-obra qualificada para o setor que vem crescendo enormemente no Estado do Rio de Janeiro nos últimos anos para atender às necessidades de exploração das Bacias de Campos e Santos.

Foi ele estruturado para ser desenvolvimento com excelência e qualidade e capaz de formar um profissional com sólida base teórica e prática, aptos a ingressar no mercado de trabalho informado e preparado acerca de sua profissão, com uma visão ampla e crítica apto a tomar decisões e comprometidos com uma postura cidadã, moral, ética sócio-ambiental.

O mercado de trabalho encontra-se aquecido e deve permanecer assim por pelo menos 15 anos e o regime de trabalho, os salários e os benefícios são atrativos, além do estimulo para o aperfeiçoamento constante e crescimento profissional.

As empresas empregadoras são principalmente as empresas nacionais e multinacionais que prestam serviços à PETROBRAS, ela própria e um sem número  de empresas e instituições ligadas à pesquisa, prospecção, exploração, transporte, refino e distribuição do setor.

O salário inicial anual para o técnico, com os benefícios financeiros,  pode ultrapassar os seis mil reais.

Prof. Leonardo Carreiro Tavares

Coordenador

Coordenação: Leonardo Carreiro Tavares

E-mail: leonardo.tavares@csn.com.br

Logo-fundacao
Escola Técnica Pandiá Calógeras
Rua 62, Nº 90 - Bairro Sessenta
Volta Redonda - RJ - CEP 27260-020
Desenvolvido por
Logo-react1