20abr
Aniversário da ETPC

A Escola Técnica Pandiá Calógeras, da Fundação CSN, completou na quinta-feira, 19, 68 anos como referência no Sul Fluminense na formação profissional e preparação para a universidade. Ao longo da sua história, a escola capacitou aproximadamente 20 mil alunos para o mercado de trabalho.
Uma solenidade, com participação de alunos, professores, funcionários e convidados, comemorou o aniversário. O evento contou com a participação da tradicional Fanfarra e do Gerente Geral de Altos Fornos Fabiam Franklin, que contou sua experiência como aluno e profissional de sucesso.
A história da ETPC confunde-se com a da Companhia Siderúrgica Nacional. Construída em 1943, no antigo Acampamento Central, a Escola surgiu com o objetivo de suprir a carência de mão de obra qualificada, abrigando as atividades de qualificação dos empregados da siderúrgica.
Nessas improvisadas instalações fundou-se a Escola Profissional da CSN, em 19 de abril de 1944, com ensino voltado para a cultura profissional sólida, complementada por valores humanísticos. Em 1956, já no prédio definitivo, o General Edmundo de Macedo Soares e Silva assinou a resolução que aprovou a nova denominação, Escola Técnica Pandiá Calógeras.
Desde então, a ETPC é reconhecida como centro de excelência, ministrando ensino de qualidade. Todos os anos forma para diversas áreas do mercado de trabalho cidadãos qualificados profissionalmente e preparados para ingressarem no ensino superior.

Fonte: Chama 1681- 19/04/2012