15jun
3º Seminário da Educação: sobre o evento e materiais

No dia 3 de junho, a ETPC promoveu o 3º Seminário de Educação gratuito. Sob o tema “Inovação e Criatividade em debate: gestão do conhecimento na era digital”, a edição do evento, mais uma vez, recebe nomes importantes do cenário educacional: Lino de Macedo, doutor, mestre e livre docente em Psicologia, e Dênia Falcão de Bittencourt, doutora em Educação e diretora da IPE – Inova Práticas Educacionais.

Para abrir o evento, os alunos da ETPC realizaram uma apresentação musical. Em seguida, para dar início ao Seminário da Educação, subiram ao palco: diretor da ETPC, Rogério Paiva; assessor de Diretoria Executiva da CSN, Márcio Frazão Lins; e o gerente geral da Fundação CSN, André Leonardi, para falar sobre a importância desse encontro e discussão.

O primeiro bloco, com Lino de Macedo, abordou o tema “Se o processo investigativo requer experimentações, existem práticas formativas que potencializam a criatividade?”. Um dos assuntos abordados foi a obra “De onde vêm as boas ideias”, de Steven Johnson. O momento contou com participantes convidados para a roda de ideias.

Dênia Falcão comandou o segundo bloco, sob o tema “Até que ponto as inovações tecnológicas têm influenciado a forma de aprender?”, que discutiu formas e caminhos para a construção do conhecimento com criatividade e tecnologia. Também houve roda de ideias com participação de convidados especiais.

No dia seguinte, foi realizado um encontro pedagógico com os professores da ETPC. O tema abordado foi “metodologia ativa: nossos desafios”. Os convidados Lino de Macedo e Dênia Falcão dialogaram sobre a potência da tecnologia e a importância do professor no processo criativo e de mudanças. 

Materiais para download

A seguir, estão as apresentações disponibilizadas por Lino de Macedo e Dênia Falcão. 

Este material não pode ser publicado, transmitido por broadcast, reescrito ou redistribuição sem prévia autorização do autor.

Anexos:
Anexo #1 – Seminário da Educação Lino de Macedo

Anexo #2 – Seminário da Educação Dênia Falcão