17maio
ETPC participa do EnECI – USP

No dia 16 de maio, Andria Vieira Húngaro, Maria Eduarda Aguiar Mariano e Isabella Rodrigues Silva, alunas da Escola Técnica Pandiá Calógeras, participaram do Encontro de Ensino de Ciências e Investigação – EnECI, na USP – Universidade de São Paulo, sob orientação do professor Joaquim Pereira. Elas tiveram como missão apresentar ao público os projetos Montanha Russa e Torre Eiffel, únicos do Ensino Médio presentes no evento universitário. Os projetos foram apresentados na 28ª edição do Conheça a ETPC, em 2016.

Conheça mais detalhes sobre os projetos:

Montanha Russa de palito de picolé
Pedro Cezar Ferreira de Andrade,  Isabella Rodrigues Silva, Maria Eduarda Aguiar mariano,  Andria Vieira Húngaro e Jennifer Fernanda Pimentel, o 3º ano do Ensino Médio e técnico em Eletromecânica.
O que é? Trabalho que replica uma montanha russa real, com estrutura feita de treliças.
Objetivo: construir elementos estruturais feitos de treliças, desenvolver a capacidade de cálculo e dimensionamento de estruturas e testar a resistência dos materiais.

Torre Eiffel de macarrão
Maria Aparecida Valente, do 3º ano do Ensino Médio e técnico em Eletromecânica.
O que é? Trabalho que replica a Torre Eiffel com materiais em forma de treliças.
Objetivo: construir elementos estruturais feitos de treliças, desenvolver a capacidade de cálculos e dimensionamento de estruturas e testar a resistência dos materiais.
 
Sobre o Encontro de Ensino de Ciências por Investigação – EnECI
O Encontro de Ensino de Ciências por Investigação – EnECI tem objetivo de colaborar para a formação de professores e promover a melhoria do Ensino de Ciências, com reforço sobre aspectos e práticas que permitam colocar o ensino por investigação em desenvolvimento nas salas de aula, além de promover a troca de experiências, a avaliação de práticas e o enriquecimentos das atividades realizadas.