16jul
5º Seminário de Educação ETPC – Veja como foi o Evento

 No dia 29 de junho a ETPC – Escola Técnica Pandiá Calógeras – realizou o 5º Seminário de Educação, com o tema Inovação e Criatividade em Debate: Protagonismo no Processo Educacional

 

O evento reuniu especialistas em educação, gestores públicos, educadores, professores e estudantes com o objetivo de debater, pensar e refletir coletivamente as questões do presente e do futuro da educação e de como podemos nos preparar para atendê-las. “Temos a sensação de que o mundo muda freneticamente e hoje o que a gente precisa é de gente que esteja preparada para olhar, pensar e mudar junto com esse mundo”, afirmou André Leonardi, Gerente Geral da Fundação CSN na abertura do evento.

O evento contou com a presença do executivo da CSN, Pedro Gutemberg, que utilizou as oficinas da escola quando era aluno da UFF, falou sobre sua experiência na escola,  e também sobre as novas exigências do mercado de trabalho e a necessidade de profissionais cada vez mais antenados. Os representantes da Prefeitura de Volta Redonda – Marcio Lins, Presidente do Instituto de Pesquisa e Planejamento Urbano de Volta Redonda, e Rita de Cássia Andrade, Secretária Municipal de Educação, também estavam presentes no evento. A Secretária Rita de Cássia reforçou a importância do seminário para a cidade: “ações como essa colaboram para o desenvolvimento da cidade e fortalecem a educação”.

Dividido em dois blocos, o evento contou com os palestrantes Prof. José Motta Filho e Bruno Marcatto, além dos convidados para a roda de ideias. Motta é Pós-Graduado em Administração de Escolas pela FAE Business School, especialista em Principles of Technology,pela CORD International, mestrando em Tecnologias Educacionais Emergentes, na Must University, ambos nos EUA. Atualmente é Consultor em Metodologias Ativas de Ensino e palestrante de temas ligados a educação. Marcato é Educador, Psicólogo, Consultor, Especialista em atendimento de crianças e adolescentes, Presidente da Associação Singulares e Coordenador do Projeto na Medida.

O 1º Bloco abordou a importância da Educação Disruptiva, nova geração de alunos e professores 4.0, características da geração alpha (nascidos depois de 2010), Cultura Maker e inteligência artificial. Motta se intitulou como professor convertido, “Meu sonho era ser engenheiro calculista, mas no 2º ano da faculdade de Engenharia Civil me submeti a um dom que eu nem sabia que tinha, comecei a dar aulas particulares e a explicar com clareza matemática e física e aquele sonho de construir estruturas estáticas ficou de lado,  comecei a construir algo que era muito mais dinâmico: construir pessoas melhores, construir sonhos que eram também meus e de pessoas que muitas vezes eu nem conhecia.”, afirmou Motta.

No 2º Bloco Bruno Marcatto debateu o tema – Criatividade e Fluência Digital: habilidades fundamentais para viver na 4ª Revolução Industrial.  Levantou questões sobre a educação na 4º Revolução Industrial e os impactos no mundo do trabalho, criatividade e tecnologia. Falar sobre inovação e criatividade é tudo o que a educação precisa para se fortalecer, não há mais espaço para ficar distante da realidade que a sociedade vive. Muitas vezes as escolas apresentam uma lacuna entre a realidade do aluno e o contexto escolar, no momento em que se afastam das novas tecnologias. Ao contrário, deveriam utilizá-las como ferramentas de ensino para apoiarem as metodologias tradicionais e fortalecerem a educação desde a base. Marcatto falou ainda sobre os 4 Pilares de Educação da UNESCO: Aprender a conhecer, Aprender a conviver, Aprender a ser, Aprender a fazer. Valores que vão ao encontro das  metodologias da ETPC: aprender na prática para fortalecer o ensino.

Com mais de 70 anos no mercado, acreditamos que apostar na formação técnica é um diferencial para contribuir com a sociedade e deixar um legado de qualidade. Com o ensino médio aliado ao técnico os alunos se tornam mais preparados para o Ensino Superior e ingressam no mercado de trabalho com mais maturidade e experiência, uma base que favorecerá as escolhas do jovem por toda trajetória estudantil e desenvolvimento durante a vida profissional.

 

Clique aqui e veja as fotos do evento.

[ngg_images source=”galleries” container_ids=”48″ display_type=”photocrati-nextgen_basic_thumbnails” override_thumbnail_settings=”0″ thumbnail_width=”240″ thumbnail_height=”160″ thumbnail_crop=”1″ images_per_page=”20″ number_of_columns=”0″ ajax_pagination=”0″ show_all_in_lightbox=”0″ use_imagebrowser_effect=”0″ show_slideshow_link=”1″ slideshow_link_text=”[Show slideshow]” order_by=”sortorder” order_direction=”ASC” returns=”included” maximum_entity_count=”500″]