13set
Volta Redonda terá um Museu de Inovação e Tecnologia e os alunos da ETPC foram convidados para desenvolver o site.

Volta Redonda sediará, a partir do segundo semestre de 2019, um Museu de Inovação Tecnológica. O acervo inicial para o projeto, 300 computadores em funcionamento, foi doado pelo analista de segurança e programador Marcos Velasco, que será o curador.

Marcos Velasco é programador, desenvolver e dono da MV Security, empresa dona de um dos softwares mais populares do Brasil, o RegClean. O programa é gratuito e permite verificar e limpar o registro do Windows. Hoje ocupa a 9ª colocação na classificação de programas mais baixados no portal SuperDownloads. Velasco é parceiro antigo da ETPC e convidou os alunos do ensino médio com técnico em Informática para desenvolver o website do Museu.

O museu é uma iniciativa da Prefeitura Municipal de Volta Redonda e conta com a parceria do Ministério do Turismo que liberou a verba de R$2 milhões para a realização do projeto.  O prefeito Samuca Silva agradeceu os alunos e a ETPC por participar do projeto: “Agradeço os professores Júlio e Rondinelly e todos os alunos do curso técnico de Informática. Muito obrigado por esse importante projeto de construção do site do Museu de Inovação e Tecnologia. Esse passo vai ser fundamental para que Volta Redonda coloque a bandeira da tecnologia”.  

O acervo do Museu de Inovação e Tecnologia já conta com mais de 1000 itens. Entre eles, equipamentos antigos, protótipos, impressoras, periféricos, softwares, fitas K7, disquetes, livros, revistas e manuais.  As pessoas que tiverem interesse em doar itens para o acervo do museu podem entrar em contato com o curador pelo e-mail [email protected]