03abr
Palestra na ETPC oferece dicas para entrada no mercado de trabalho

O auditório da Escola Técnica Pandiá Calógenas – ETPC recebeu a palestra “Por que devemos te contratar”, sobre o mercado de trabalho durante a manhã do sábado (23). O evento foi organizado pelo professor e coordenador dos cursos de Administração e Eletromecânica, Joaquim Lopes. Os especialistas na área dos recursos humanos e ex-alunos da escola, Thalyta Fernandes e Lucas Andrade, palestraram no evento.

Quando criou o RH Solidário Sul Fluminense, Thalyta percebeu que os candidatos pecavam na falta de elaboração e postura durante as entrevistas e no despreparo ao preencher o currículo. O projeto voluntário foi desenvolvido para ajudar, principalmente aos jovens, na conquista do primeiro emprego.

No início, usava o LinkedIn, a maior rede social de profissionais do mundo, como meio para divulgação de vagas de emprego na região, agendando dias e tirando dúvidas dos candidatos. Logo, a rede foi se expandindo e o nome do projeto foi oficializado. Páginas da marca foram criadas no LinkedIn, no Facebook e e-mail para atender a grande demanda.

Em conjunto, Thalyta divulgou aos candidatos todas as informações necessárias a um currículo e como desenvolvê-lo para se destacar entre os demais. Questões como postura, perguntas clássicas feitas nas entrevistas, vestuário e uso de vocabulário apropriado foram pontos altos do discurso.

Já Lucas, que é jobhunter (pessoa que oferece auxílios à profissionais, por conta própria ou através de uma instituição) do Sine de Barra Mansa – RJ, apresentou no evento os segredos do sucesso, através de uma dinâmica que colocou os presentes para refletirem sobre prioridades em nossas vidas. Colocou em pauta o dito popular “o dinheiro não traz felicidade” e explicou que o psicológico é o grande responsável por nossas escolhas e, em consequência, de realizações de nosso planos e sonhos.

Ele afirmou ainda que trabalha dessa forma porque esse é um momento muito peculiar na vida humana, no qual deve-se tomar muitas decisões importantes que serão levadas para vida toda. O trabalho de equilíbrio emocional e redirecionamento de foco contribuem para que as decisões sejam as mais assertivas possíveis e não haja arrependimento.

“Com esse redirecionamento, conseguimos um engajamento maior dos alunos, dos jovens, dos profissionais, porque quando temos um caminho correto a seguir e que vai de encontro com as nossas necessidades, com o nosso potencial, fazemos ele com muito mais amor, força e prazer. Nenhum obstáculo consegue nos parar, porque estamos no caminho certo com a motivação certa.”, conta Lucas.

De acordo com Joaquim, o evento foi importante para habilitar os alunos da ETPC para a entrada no mercado de trabalho. “Coloca-los com o presidente do SINE (Sistema Nacional de Empregos) de Barra Mansa foi relevante para que eles se tornem mais competitivos em um processo seletivo, para que percam o medo e adquiriram confiança. É uma situação que não vivem com frequência nem são preparados para isso”, conclui Joaquim.