13maio
Alunos da ETPC conhecem experimentos de física na UFF de Volta Redonda

Os alunos do 1º ano de Administração e Eletromecânica da Escola Pandiá Calógeras – ETPC visitaram o campus da Universidade Federal Fluminense – UFF na Vila Santa Cecília, em Volta Redonda, nos dias 25 e 30 de abril, acompanhados pelo professor e coordenador dos cursos, Joaquim Lopes.  

Eles foram apresentados a experimentos de física por alunos contribuintes do Promove, curso de extensão criado há quatro anos com o intuito do proporcionar a ciência por meio da engenharia para alunos dos ensinos fundamental e médio. Orientado pelo professor, mas realizado totalmente pelos alunos, prioriza o conhecimento científico e suas aplicações tecnológicas, levando em conta que muitas escolas não dispõem de equipamentos para mostrar um pouco da ciência na prática. Entre os experimentos, havia projetos de Comunicação a Laser e Ondas Mecânicas em Cordas.

 A ideia é mudar um pouco o estilo de vocabulário, aproximando a linguagem de um jovem universitário com a de um estudante de fundamental e médio, tanto de escolas públicas e particulares, abrangendo também alunos de cursos técnicos, educação de jovens e adultos (EJA).

“Vejo esse projeto como um ‘espelho’. O estudante de ensino fundamental e do médio vê no estudante de graduação o seu futuro. Então nesse serviço de divulgar a ciência, nós contamos com colaboradores, os alunos de graduação, distribuídos entre os cinco cursos”, destaca o professor de Física da UFF, Dílson Caetano, que também é coordenador e criador do Promove. Ele acompanhou os alunos por um tour pelos principais espaços do campus e relembrou momentos marcantes vivenciados no local. Também citou a parceria da universidade com a ETPC, firmada desde 2001.

A trainee de Marketing na UFF e colaboradora do Promove, Larissa Cerqueira, conheceu o projeto através de amigas que já participaram. “Esse ano me atentei para o processo seletivo. Decidi entrar porque dei aula de física e matemática há muito tempo, e adoro transmitir conhecimento, ver a cara de espanto de quem está aprendendo”, conta.

Para Marcelle Cristina, aluna do 1º ano em Administração, a experiência foi incrível. “Conhecemos várias coisas sobre ondas e vibrações fazendo dinâmicas. Espero retornar aqui e conhecer mais sobre a universidade e que eu possa estudar aqui no futuro”, diz.