11jul
Alunos da ETPC competem no Torneio Juvenil de Robótica

Os alunos do 2º ano do Ensino Médio com Técnico em Mecatrônica, da ETPC – Escola Técnica Pandiá Calógeras, participaram nesse sábado, 6 de julho, do Torneio Juvenil de Robótica (TJR). O evento desafiou os alunos a competirem em uma etapa da maior competição de robótica do Brasil.

O torneio aconteceu no Instituto de Cultura Técnica (ICT) e contou com a participação de estudantes do ensino público e privado. Os alunos João Pedro Mello, Thiago Alfano, Douglas Renato e Roger Teixeira representaram a ETPC e a startup Valtech, criada por eles durante as aulas.

A categoria em que competiram, “Resgate no Plano”, pedia que os jovens desenvolvessem um robô, que por meio de sensores deveria percorrer uma pista e salvar uma vida humana, representada simbolicamente por uma lata de refrigerante. Todas as 26 equipes participantes tiveram o tempo de três minutos, divididos em três tentativas para alcançar o resultado. A equipe vencedora participará da final do torneio, marcada para novembro, em São Paulo (SP).

A ideia de trazer o Torneio Juvenil de Robótica para Volta Redonda surgiu dos professores Paulo Fleming, da ETPC, Érica Linhares, da Fundação Educacional de Volta Redonda (FEVRE), e Patrícia Osório, do Colégio Rubens Machado. O trabalho foi voluntário e teve como objetivo criar um polo de Robótica Educacional no Sul Fluminense, conceito até então ausente nas cidades da região.