06ago
Desafio CSN de Inovação destaca projetos inovadores de alunos da ETPC

Mesmo quando o ambiente de aprendizado é virtual, as salas de aula da ETPC são cheias de criatividade e imaginação. O Desafio CSN de Inovação, promovido em parceria com a CSN Inova, veio para incentivar ainda mais a inovação, tecnologia e empreendedorismo na escola técnica da Fundação CSN em Volta Redonda (RJ).

O evento aconteceu entre os dias 14 e 16 de julho, pela internet. No primeiro dia, os estudantes participaram de aulas ministradas por gestores da CSN e Trivor, nas quais foram apresentados problemas vividos no mundo atual, a partir dos desafios da ONU, técnicas para a criação do próprio negócio e como transformar o seu propósito em ação por meio de startups. A Rio Sul Valley destacou os desafios enfrentados na região Sul Fluminense, na perspectiva de inovação e tecnologia.

No segundo dia, a CSN Inova, área que atua estrategicamente e ativamente no ecossistema de inovação do Grupo CSN, desafiou os estudantes a criarem soluções inovadoras que pudessem fazer diferença no mundo, a partir da análise de problemas pessoais ou coletivos levantados no dia anterior.

No último dia, os estudantes do 2º e 3º anos do Ensino Médio com Técnico da ETPC foram convidados a apresentar um pitch dos projetos que desenvolveram. A mesa avaliadora foi composta por mentores da CSN, professores da escola e equipe da Inova.

Alessandra Steinbruch, especialista de Experiência do Usuário, e Gabriela Morais Toribio, gerente de Novos Negócios da CSN idealizaram o Desafio CSN de Inovação durante uma visita à ETPC no último ano, após enxergarem o potencial prático nos projetos desenvolvidos pelos estudantes para o Conheça a ETPC.

A proposta deve ter continuidade em 2021, com a apresentação de problemas reais enfrentados na Usina Presidente Vargas como ponto de partida para a criação de soluções inovadoras.

O gestor da ETPC, Bruno Marcato, considera que o evento está alinhado com a meta da escola em transmitir o conhecimento na prática e a desafiar os alunos a solucionarem os problemas presentes no cotidiano das empresas.