18jul
ETPC completa 80 anos

Em 2024, a Escola Técnica Pandiá Calógeras (ETPC) completa 80 anos. Por isso, ao longo do ano, a escola da Fundação vem celebrando o feito tão especial, que representa um legado de oito décadas de dedicação e inspiração para jovens estudantes de Volta Redonda (RJ) e região. O dia da comemoração oficial, celebrada em 19 de abril, foi repleto de emoções e memórias compartilhadas. O evento reuniu alunos, ex-alunos, equipe pedagógica, colegas da Fundação CSN e CSN, e autoridades: pessoas que fazem parte da história da ETPC, como Sérgio Sodré, Secretário de Educação de Volta Redonda. 

Para a Presidente da Fundação CSN, Monica Fogazza, “a comemoração dos 80 anos da escola é um marco muito importante para a região e a gente vem acreditando no conhecimento como algo transformador. Essa é a nossa crença, sempre será”. 

Joaquim Lopes, diretor da escola, foi o responsável por dar as boas-vindas aos presentes e afirmou: “trabalhar na ETPC é muito diferente, porque essa escola traz para a gente um carinho de ser colaborador, de ver a transformação acontecer na vida desses adolescentes, de fazer com que ele tenha um norte, fazer com que ele entenda a sua capacidade, o seu potencial, e isso nos transforma”. 

Aos 17 anos, Maria Luiza Cesar, que é aluna do 3º ano do Ensino Médio com Técnico em Mecatrônica, falou para o auditório lotado sobre sua relação com a escola. A ETPC entrou na minha vida e mudou tudo. A escola mudou minha visão, minha perspectiva sobre a vida e adquiri muita independência. Eu sou muito feliz na ETPC e com o curso que eu escolhi. Aprendo muito com todo mundo e isso faz brilhar meus olhos”, afirmou.  

Outro dos convidados foi Fábio Lourenço, atual Diretor de Projetos, Manutenção e Suporte da CSN, que também relatou sobre sua história com a ETPC: ele se tornou aluno do Curso de Aprendizagem Industrial (CAI) de eletromecânica em 1991, onde aprendeu sobre tornearia, elétrica e hidráulica. Ainda como parte do CAI, Fábio se tornou estagiário na CSN. Mais de 30 anos após ter sido aluno da ETPC, ele diz que espera que a escola “tenha ainda muito mais sucesso, que venham mais anos e que venham mais alunos formados por essa escola, que na verdade, os alunos formados aqui são cada vez mais bem sucedidos, são alunos que tiveram vitória na vida, e isso é o importante. Então, que venha mais ETPC na vida de todo mundo”. 

Quem também compareceu na celebração foi Janine Marinato, Especialista em Desenvolvimento Operacional da CSN. Ela explica que “a CSN entende que boa parte dos profissionais capacitados são daqui da ETPC e saem diretamente para a Companhia para poder contribuir com a nossa mão de obra qualificada lá dentro”.  

Nesse sentido, André Leonardi, Gerente Geral da Fundação CSN, afirma que o conhecimento na ETPC “é construído na prática, ou seja, a gente ajuda as pessoas a entenderem como o mundo funciona, como que uma empresa funciona. Como que uma indústria funciona e como que a gente pode participar da transformação desse mundo, como que a gente pode ser ativo na transformação e na construção de um mundo que seja um mundo ainda melhor”.  

A festa foi encerrada com um grande Parabéns para Você, ecoado por todos os presentes e contou com bolo e apresentação da tradicional Fanfarra ETPC, que ganhou destaque.  

Ainda em celebração ao aniversário, a escola retomou a série de Seminários de Educação que conectam inovação com criatividade. A 6ª edição, que aconteceu no dia 28 de junho de 2024, com o tema Inteligência Artificial: Desafios e oportunidades na educação e na empresa, e reunirá especialistas que debaterão esse importante instrumento contemporâneo de melhoria de processos. 

A ETPC segue com o propósito de construir um legado de educação e transformação e com o compromisso de preparar as gerações para o futuro.