18ago
Da ETPC para o PHD no Estados Unidos: conheça a história de Gabriela Cuconato

Gabriela Cuconato foi aluna da ETPC, escola da Fundação CSN localizada em Volta Redonda (RJ), entre os anos de 2009 e 2011, onde fez o Ensino Médio junto com o Técnico de Administração com bolsa de 50%. Da época em que foi estudante da ETPC, Gabriela diz que “o que mais fica comigo até hoje são as amizades e experiências de estar na escola por um tempo tão longo. Eu ainda sou próxima de algumas amigas, mantemos contato até hoje e, quando venho ao Brasil, tentamos nos ver. Elas até foram no meu casamento durante a pandemia”, revela. A ex-aluna conta que, durante os três anos na escola, participou do teatro, da rádio ETPC e até desfilou com a fanfarra no 7 de setembro. 

Como se identificou com o curso técnico, após se formar na ETPC, Gabriela entrou para a Universidade Federal Fluminense (UFF) para também cursar Administração. Ao final do primeiro ano da graduação, se transferiu para a Universidade Federal do Rio de Janeiro (UFRJ). Hoje, aos 30 anos, ela acredita na influência do curso técnico na carreira profissional: “desde a ETPC só fui continuando na área da administração, então com certeza essa parte me ajudou muito a seguir o caminho que escolhi”. 

Já perto de se formar na universidade, Gabriela estagiou em uma empresa de seguros Italiana e, em seguida, deu início ao mestrado em Ciências da FGV/Escola Brasileira de Administração Pública e de Empresas (EBAPE), no Rio de Janeiro, também em Administração. “Depois, eu tirei um ano para aplicar para o doutorado enquanto trabalhava com um professor visitante da FGV, que é dos Estados Unidos e entrei para esse programa que estou agora, que é dentro da escola de administração, focado em comportamento organizacional”. Agora, Gabriela Cuconato é estudante do 5º ano de doutorado em comportamento organizacional na Weatherhead School of Management, na cidade de Cleveland, no estado do Ohio (EUA), onde desenvolve pesquisa a respeito do comportamento humano no local de trabalho. 

Atualmente, a pesquisa acadêmica de Gabriela trata de questões que envolvem trabalho em equipe e como as pessoas se relacionam no ambiente profissional, como aprendem umas sobre as outras e se tornam amigos ou colegas: “minha dissertação é sobre contar a verdade (ou não) para colegas de trabalho, o que influencia isso e porque elas tomam a decisão de contar a verdade ou não. E vou continuar evoluindo isso depois da dissertação como processo de revelação pessoal ou autorrevelação, que é como cada pessoa compartilha informações pessoais para outras quando elas trabalham juntas”, explica a ex-aluna da ETPC. 

Um dos irmãos de Gabriela também estudou na ETPC, de 2012 a 2014. José Arthur de Souza Cuconato, que também foi bolsista de 50% e cursou eletromecânica, se formou em Engenharia Civil em 2019, na UniFOA. Hoje ele atua como analista de planejamento de obra na CBS, empresa do Grupo CSN, de Volta Redonda.