História

A Escola Técnica Pandiá Calógeras inicia sua história como Escola Profissional da Companhia Siderúrgica Nacional, inaugurada em 19 de Abril de 1944, em Volta Redonda. Surge da necessidade de mão-de-obra qualificada e técnica para montagem e operação da Usina Presidente Vargas, ministrando, inicialmente, em um barracão improvisado no interior da usina, às margens do Rio Brandão, no Bairro Jardim Paraíba, os seguintes cursos: Adaptação aos Trabalhos da Usina, Monotécnicos Rápidos e Pré-Profissionais.

Em 1952, passa a ministrar Cursos de Aprendizagem Industrial, em decorrência de acordo com o Serviço Nacional de Aprendizagem Industrial. E em 56, passou a denominar-se Escola Técnica Pandiá Calógeras. Nos anos 80, celebrou parcerias com a Prefeitura Municipal de Volta Redonda e a Secretaria de Estado de Educação do Rio de Janeiro, para ministrar conteúdos de Educação Geral, em nível de 1º e 2º graus.

Em 1996 a ETPC é a 1ª Escola da América Latina a obter a certificação pela Norma ISO 9002/94 pela ABS (American Bureau of Shipping). A partir de 1999, com as mudanças do cenário nacional, reestruturação da CSN, chegada de empresas de grande porte na região, pela Lei de Diretrizes e Bases da Educação Nacional – LDB e perspectivas do mercado, redefine-se a necessidade de profissionalização, exigindo da ETPC abertura para o mercado em geral.

A ETPC, ao longo de sua história, formou mais de 21 mil profissionais em Ensino Médio, Educação Profissional Técnica, Curso de Aprendizagem Industrial e outros, nas diferentes especialidades: Química, Eletromecânica; Eletrônica; Informática; Metalurgia; Mecânica; Telecomunicações; Administração; Segurança do Trabalho; Metalmecânica; Meio Ambiente, Telemática, Higiene Dental, Siderurgia e Mecatrônica.

Missão

Assegurar a educação para o trabalho e para a cidadania, respondendo às demandas
de profissionalização e rapidez da evolução dos perfis exigidos pelo dinamismo mercadológico, contribuindo para o desenvolvimento social, econômico e tecnológico do país, e em especial do médio paraíba.

Visão

“Ser referência nacional em Educação para o Trabalho, pela excelência de seu processo ensino aprendizagem, atualização tecnológica e investimento social.

Valores

•Compromisso com o comportamento ético e com a formação da cidadania;
•Inovação e atualização tecnológica;
•Foco no cliente;
•Valorização da educação como fator proponderante para o progresso e desenvolvimento do país.

 

[cool-timeline layout=”simple” animation=”fadeInUp” date-format=”Y” icons=”YES” show-posts=”45″ skin=”default”]