Pular para o conteúdo

A Escola Técnica Pandiá Calógeras é uma escola da Fundação CSN que atua na formação profissional na região de Volta Redonda desde 1944. A escola oferece Ensino Médio com técnico, cursos técnicos subsequentes, capacitações técnicas rápidas, cursos livres e capacitação para empresas. Em 2024, quando completou 80 anos de atuação, a ETPC lançou o Ensino Fundamental II, com cursos do 6º ao 9º ano. Ao longo da sua história, se formaram mais de 21 mil profissionais em Ensino Médio, Educação Profissional Técnica, Curso de Aprendizagem Industrial e outros, nas diferentes especialidades.

A Fundação buscando contribuir para a democratização do acesso à educação de qualidade, realiza programa de bolsas de estudos na escola.

A ETPC inicia sua história como Escola Profissional da Companhia Siderúrgica Nacional, em Volta Redonda (RJ). Surgiu da necessidade de mão de obra qualificada e técnica para montagem e operação da Usina Presidente Vargas. Em 1952, passou a ministrar Cursos de Aprendizagem Industrial, em decorrência de acordo com o Serviço Nacional de Aprendizagem Industrial. E em 1956, passou a se denominar Escola Técnica Pandiá Calógeras.  

Nos anos 80, celebrou parcerias com a Prefeitura Municipal de Volta Redonda e a Secretaria de Estado de Educação do Rio de Janeiro, para ministrar conteúdos de Educação Geral, em nível de 1º e 2º graus. A partir de 1999, com as mudanças do cenário nacional e pela Lei de Diretrizes e Bases da Educação Nacional – LDB, redefine-se a necessidade de profissionalização, exigindo da ETPC abertura para o mercado em geral. 

Em 2024, ano em que completou 80 anos de atuação, a ETPC celebrou também o lançamento do Ensino Fundamental II, com cursos do 6º ao 9º ano. 

Para mais informações sobre as informações referente a bolsas de estudo e inscrição da Fundação CSN no CEBAS, confira essa página. 

Atualmente temos Ensino Fundamental II, Ensino Médio com Técnico, Técnicos Subsequentes, Capacitações Técnicas Rápidas, Cursos Livres e Capacitação para Empresas.