Logo
Escreva seu Depoimento
Atualize seu Depoimento



FRANCISCO CARLOS FERREIRA




Em 1970 (12 anos de idade) comecei a estudar na ETPC, iniciei no curso preparatório, concomitantemente, segui ao curso de aprendizagem industrial (CAI) até o 3º ano e, consecutivamente, ao 4º GI (Ginásio Industrial), após fiz o curso de mestre eletroeletrônico; paralelamente, cursei no CIBA desenho de arquitetura e servi ao exército (TG-01.004), após, ainda paralelamente, cursei a faculdade de direito na SOBEU e fui diplomado pela UFFRJ. De fato, na ETPC vivi metade de minha infância, minha juventude e metade de minha vida adulta, neste interregno de tempo, fiz também vários cursos de pequena e média duração, entre eles, fundição, mecânica de ajustagem, eletricidade, análise transacional, identificação de materiais elétricos e eletrônicos entre eles os fabricados pela Siemens(alemã), Telemecanique (Frances), Toshiba(japonês) Westinghouse (inglês) e outros mais. Me recordo que aos sábados participávamos do culto de moral e cívica, aonde, os pais e alunos se reunião por turmas no auditório da escola para várias informações; também, tínhamos de estar de cabelos cortados, sapatos engraxados, cintos limpos com kaol, para entrar na escola fazíamos fila, cantávamos o hino da bandeira, o hino nacional e o hino da escola. Isso sim era disciplina! Éramos tão disciplinados que na simples passagem de um professor e, ou, diretor, que por nós passa-se, se sentado, ficávamos logo de pé em sinal de respeito hierárquico, na sala de aula, idem, ficávamos de pé e em silencio até que o professor ou visitante que adentrasse desse a ordem de se sentar. Em fim, ali se instruía educação. Assim, dedico parte da história de minha vida a ESCOLA TÉCNICA PANDIÁ CALÓGERA. Hoje sou advogado militante no Estado do Maranhão, casado, 02 (dois) filhos, um cursando ciências jurídicas na Universidade Federal de Florianópolis (Estado de Santa Catarina) e ou outro estudando no Poliedro em São Caetano (Estado de São Paulo), minha esposa é procuradora da Assembléia Legislativa do estado do maranhão e eu es




DILHERMANDO JOSÉ FINAMORE




TENHO MUITA ALEGRIA EM DIZER QUE PASSEI OS 08 MELHORES ANOS DA MINHA VIDA ESCOLAR NA ETPC. RECÉM CHEGADO DO INTERIOR DE MINAS GERAIS COM UMA VONTADE IMENSA DE VENCER FOI AÍ QUE ENCONTREI OS MELHORES PROFESSORES, ORIENTADORES E AMIGOS. TIVE UM ENVOLVIMENTO MUITO GRANDE COM A ESCOLA POIS EM QUASE TODOS OS ANOS FUI REPRESENTANTE DE TURMA, TENHO UM CARINHO MUITO GRANDE PELA CLÁUDIA E PELA ÂNGELA QUE NA ÉPOCA ERA DA SECRETARIA E ORIENTAÇÃO PEDAGÓGICA RESPECTIVAMENTE. QUANTO AOS PROFESSORES (MESTRES) COMO CHAMÁVAMOS, ERAM VERDADEIROS EDUCADORES E NOS DERAM ENSINAMENTOS PARA ALÉM DA ESCOLA E SIM PARA TODA VIDA. AÍ FIZ ETERNOS AMIGOS COMO: FLÁVIO, JAIR, GILMAR, ELOIR, GARCIA, LUÍS CARLOS, MILTON, BERTIER, PONCHIO, OSIAS, MURILO, DENISE, VICENTE ETC. TRABALHEI POR 07 ANOS NA CSN E HOJE ESTOU HÁ 12 NA PETROBRAS, CURSO O ÚLTIMO ANO DE DOUTORADO EM ENGENHARIA E CIÊNCIA DOS MATERIAIS PELA UENF - CAMPOS. OBRIGADO ETPC PELA RICA OPORTUNIDADE QUE A MIM FOI DADA.
UM ABRAÇO A TODOS OS AMIGOS (AS) QUE AINDA TRABALHAM AÍ, CUIDEM BEM DA NOSSA ESCOLA PARA MAIS 70 ANOS.




PAULO WAGNER ROCHA




Estudei na ETPC, período 1974 á 1976, (Curso de Aprendizagem Industrial).Fiz vários amigos como: Ozias, Ladimir, Roberto,Cícero Kenup, Robertinho, Bartolomeu, Vladimir, Ricardo Luis Ribeiro, Heleno,José Arantes, e outros.Adquirir nestes 3 anos capacidade tal, a ponto de passar num concurso publico, junto ao Banerj, o qual trabalhei durante 35 anos.Hoje aposentado.Agradeço aos meus pais, meu responsável na época "Sr.Dico", e a esta instituíção de ensino.Gostaria de encontrar com meus antigos colegas citados, e os demais que fizeram parte de minha turma.Grande abraço ,
e.mail: pwr59@ig.com.br




HAROLDO MONTEIRO JUNIOR




ESTUDAR NA ETPC FOI UMA EXPERIÊNCIA MARAVILHOSA. ACREDITO QUE TODOS DEVERIAM TER DIREITO À UM ENSINO TÉCNICO DE QUALIDADE COM REQUISITO BÁSICO PARA INGRESSAR NO MERCADO, POIS OS OLHARES SÃO MAIS ATENCIOSOS E ISSO GARANTE UMA CONTINUIDADE NO PROCESSO EVOLUTIVO COMO PROFISSIONAL. FORAM 3 ANOS DE PURA APRENDIZAGEM, MAS O QUE MAIS SE APRENDE NUMA EXPERIÊNCIA COMO ESSA É A CONHECER SUAS LIMITAÇÕES E CAPACIDADE EVOLUTIVA. UM DIVISOR QUE GARANTE SENSO CRÍTICO PARA SE AUTO AVALIAR E ALCANÇAR UMA OPINIÃO MUITO CONCRETA SOBRE GOSTOS, VALORES, COMPETÊNCIAS E OBJETIVOS. OBRIGADO ETPC POR ESSA OPORTUNIDADE.




JOSE ALEXANDRE ELIAS




SOU DA TURMA DO CURSO DE MAQUINAS E MOTORES NO PERÍODO DE 1962 A 1965, ÉPOCA DO DIRETOR PROFESSOR FURTADO, VICE DIRETOR PROFESSOR JOSE LUIZ MONTEIRO DE CASTRO, COLEGAS DE TURMA ROBERTO MARINHO CARDOSO, MARLOS NEVILLE, JOSE LUIZ MONTEIRO DE CASTRO FILHO,OTAVIO(TAVINHO)E OUTROS TANTOS QUE COM SUAS AMIZADES MARCARAM MINHA VIDA; PROFESSORES LUND,DAVID GENUNCIO,RAIMUNDINHO,DABI,PROF. MOURA CESAR E OUTROS , FIZ PARTE DA FANFARRA SOB A DIREÇÃO DO PROF. NICOLAU ALEM DOS DESFILES EM VR FOMOS NOS ARESENTAR NA MAM EM RESENDE E NA ABERTURA DO JOGOS DA PRIMAVERA NO MARACANÃ. FOI UM PERÍODO MUITO RICO DE VIVÊNCIA E TENHO MUITO ORGULHO DE TER ESTUDADO NAQUELE MODELO DE ESCOLA. FIZ ENG. MECÂNICA NA UNIVERSIDADE SANTA ÚRSULA,E FINALMENTE TRABALHEI NA PETROBRÁS EM MACAÉ ESTANDO ATUALMENTE APOSENTADO.GOSTARIA DE TER CONTATO COM OS COLEGAS DA MINHA TURMA. MEU EMAIL:ALEXSSANDER92@HOTMAIL.COM.




Logo-fundacao
Escola Técnica Pandiá Calógeras
Rua 62, Nº 90 - Bairro Sessenta
Volta Redonda - RJ - CEP 27260-020
Desenvolvido por
Logo-react1