18abr
Semana de festa na ETPC

No próximo dia 19, a ETPC completará 69 anos.

A ETPC comemora nesta sexta-feira, dia 19, os 69 anos da Escola, com a participação de alunos, funcionários, professores e convidados especiais. O evento acontece no Pátio Oeste, às 16h20, e terá apresentação da Fanfarra, declamação de poesia por uma aluna, Hino da ETPC, além de um bolo para os presentes cantarem o “Parabéns” à Escola.
No evento, o Gerente de Ensino da ETPC, Fábio Corrêa, fará uma homenagem ao engenheiro Resilene Mansur Gerente de Sistema de Operações Industriais da CSN, que foi aluno da escola.
A Escola Profissional da CSN foi fundada em 19 de Abril de 1944, com objetivo de qualificar os empregados para a recém-inaugurada Companhia Siderúrgica Nacional.
Funcionou inicialmente no Acampamento Central de Trabalhadores, até ser transferida, em 1947, para o prédio definitivo no Bairro Sessenta. Neste ano foi constituída a primeira turma de alunos menores de 18 anos, filhos de operários da CSN.
Seguindo a filosofia de um ensino profissionalizante consistente, firmou em 1951  o primeiro Termo de Acordo entre SENAI e CSN.
A criação dos cursos técnicos, dentre eles o de Metalurgia, aconteceu em 1956, cabendo ainda ao General Edmundo de Macedo Soares e Silva a assinatura da resolução que aprovou a nova denominação Escola Técnica Pandiá Calógeras.
A partir de 1990, a ETPC passou a integrar a Fundação CSN (à época FUGEMSS) e os cursos técnicos foram ampliados.
Em 1999, com as mudanças do cenário nacional, com a reestruturação da CSN e com a implantação de empresas de grande porte na Região do Médio Paraíba, a ETPC é aberta para o mercado em geral.
Neste ano, passa a ser oferecido o Ensino Médico integrado a Educação Profissional Técnica e, respondendo a exigência do mercado, passa a realizar também Qualificação Profissional e Treinamento e Desenvolvimento para Empresas.
Em 2008 começa a administrar o Centro Integrado de Treinamento em Segurança da CSN, com capacidade para treinar 10 mil profissionais por ano.
Ao longo de sua história formou mais de 20 mil profissionais em Ensino Médio, Educação Profissional Técnica, Cursos de Aprendizagem Industrial e outros, em diversas especialidades.
E hoje, ao completar 69 anos, a ETPC continua sendo reconhecida por ministrar ensino de qualidade e permanece com o propósito de formar vencedores, por meio do desenvolvimento das competências e habilidades exigidas pelo mercado de trabalho.
Parabéns ETPC pelos 69 anos de glórias e conquistas!