16jul
Dinâmica, palestra aborda o tema “Professor Criador”

No último dia 29 ocorreu a palestra de Capacitação para os Docentes.

 
A ETPC realizou dia 29 de junho uma Capacitação para os Docentes, com a palestra “Professor Criador”, ministrada pelo Prof. Ailton Dias de Melo, por meio de uma parceria com a Editora FTD. O evento foi aberto pelo Coral da ETPC, sob a regência do Maestro Marlon Vieira. Ailton Dias de Melo é pós-graduado em Psicopedagogia Institucional, bacharel em Filosofia, licenciado em História, graduando em Psicologia, professor de Filosofia e Sociologia, ator e produtor cultural.
– A parceria entre arte e educação tornou possível tratar com alegria e leveza alguns temas importantes da cultura e da existência, como sentido da realidade. Foi uma manhã de muita reflexão, descontração e aprendizagem, todos se encantaram com a preleção e interpretação do Prof. Ailton que foi ovacionado ao final da Capacitação – comentou Cláudia Ivo de Medeiros Diretora da ETPC.
A palestra teve uma repercussão muito positiva, entre os professores. A professora Eliane Luchesi disse que gostou muito da palestra, tanto pelo conteúdo, como pela forma de abordagem do professor, usando elementos do cotidiano e também elementos teatrais.
– O palestrante é muito comunicativo e muito inteligente. É importante sabermos que damos aulas para pessoas de famílias diferentes, costumes diferentes. Ele falou sobre detalhes que só nós sabemos, de coisas engraçadas que acontecem nas salas de aula, dos problemas, tudo de forma muito agradável e que mostra que não estamos sozinhos – elogiou.
O professor Paulo Roberto Botelho afirmou que foi uma das melhores palestras que assistiu em toda sua carreira acadêmica. “O Professor Ailton conseguiu transmitir uma dinâmica espetacular. Em primeiro lugar, ele tem uma facilidade grande, porque usa o teatro em suas apresentações, além de um conteúdo muito grande. Sempre temos palestras de altíssimo nível, mas essa teve um diferencial. A escola foi muito feliz por trazer esse profissional”, ressaltou.
Paulo Roberto disse que um dos pontos que mais chamou sua atenção na palestra foi sobre a importância do professor precisar estar muito atento e muito motivado para despertar no aluno o interesse em aprender. “Acontece muito com os professores de um aluno expor um conteúdo e a gente cortar, ficamos restritos ao planejamento e deixamos de aproveitar a riqueza que vem da participação do aluno”, concluiu.