22ago
Professores da ETPC lançam livro

Publicação com questões de Mecânica e Metalurgia pretende ajudar estudantes em provas de concursos técnicos

 

Após pelo menos 18 meses de trabalho e pesquisa, os professores da ETPC – Escola Técnica Pandiá Calógeras, de Volta Redonda, Joaquim Lopes Pereira e Paulo Felipe Junior acabam de realizar um sonho. Os dois lançaram no início de agosto um livro, preparado em conjunto e voltado para ajudar estudantes de áreas técnicas e profissionais que querem prestar concursos públicos.

O livro “500 questões de Mecânica e Metalurgia” é uma reunião de exercícios técnicos desenvolvidos pelos professores, além de questões aplicadas aos principais concursos de áreas técnica do país. Todo o conteúdo foi distribuído em 170 páginas, divididas em 20 capítulos. Cada capítulo apresenta, ainda, uma grande questão comentada pelos autores, que buscaram na experiência em sala de aula a inspiração para construir a publicação.

“A vivência como professores na ETPC foi fundamental para o projeto. Os alunos sempre nos questionavam sobre como estudar e víamos que a escassez de material específico nessa área é muito grande. Também identificamos que esses alunos sempre traziam as provas com questões que trabalhávamos em sala de aula e foi aí que resolvemos montar o livro”, explicou o professor Joaquim Lopes, que leciona as matérias Resistência de Materiais e Física.

“O contato direto com os alunos em sala de aula permitiu detectar as carências dos estudantes em relação as áreas técnicas, incentivando os docentes a pesquisarem e preparem um material rico que atendesse as exigências educacionais, visando prepará-los para ingressarem no mercado de trabalho”, disse Cláudia Ivo de Medeiros, diretora da ETPC.

Segundo o professor Paulo Felipe, a receptividade foi muito boa e tem superado as expectativas dos autores, o que os motiva ainda mais para o planejamento de lançar um segundo volume no ano que vem. “A resposta de quem adquiriu o livro tem sido muito positiva. Os alunos têm comprado, resolvido as questões e muitos já dizem que tem ajudado muito. Esse retorno é uma motivação maior para o segundo volume que pensamos em lançar em 2014”, comentou Paulo Felipe, que há cinco anos dá aulas na ETPC de Hidráulica Pneumática e Matemática.

Os interessados em adquirir o livro podem obter informações pelo telefone (24) 3343-3543.