ETPC Notícias "Conheça a ETPC 2014" atrai o público

“Conheça a ETPC 2014” atrai o público

O evento teve a participação de um público variado com 1455 credenciamentos. A novidade ficou pela participação de empresas da região.

Assim como em todos os anos o “Conheça a ETPC” de 2014 mobilizou não só os estudantes e colaboradores da Escola Técnica Pandiá Calógeras, mas toda a comunidade de Volta Redonda e região. Foram dois dias de atividades que ajudaram a aproximar a comunidade da escola para que todos pudessem conhecer de perto sua estrutura e sua metodologia de ensino, focada na formação técnica e cidadã dos estudantes. No total, foram expostos 82 trabalhos, visitados por 1455 pessoas.

Este ano o evento contou com uma novidade em relação às edições anteriores. Além dos projetos e trabalhos desenvolvidos pelos alunos da escola, empresas parcerias também participaram com estandes onde apresentavam projetos, a estrutura e assuntos relacionados à sua atuação e às oportunidades de trabalho na área técnica. Além disso, profissionais das empresas participantes também realizaram workshops sobre carreira e produtividade para os presentes.

O “Conheça a ETPC 2014” foi aberto na quinta, 16, para alunos, familiares e empresas convidadas. A abertura contou com apresentações da Fanfarra e Coral da ETPC e dos Tambores de Aço do Projeto Garoto Cidadão da Fundação CSN.

O primeiro dia permitiu que os alunos pudessem ter um momento especialmente voltado para a demonstração de seus projetos para seus familiares e para os representantes das empresas da região, de diversos segmentos. A chance que os alunos tiveram de mostrar suas competências e os conhecimentos adquiridos como uma forma de abrir caminhos para o mercado de trabalho.

Na sexta, dia 17, foi a vez de toda a comunidade poder prestigiar os trabalhos desenvolvidos pelos alunos dos cursos técnicos e do ensino médio da ETPC. Os visitantes puderam conhecer projetos inovadores desde equipamentos eletrônicos para uso no dia a dia doméstico até ferramentas tecnológicas para o ambiente industrial. Também foram apresentados trabalhos científicos e trabalhos históricos sobre os 70 anos da ETPC.

Todos os participantes do “Conheça a ETPC 2014” puderam votar e escolher o melhor trabalho exposto pelos alunos. O projeto SEAAD (Sistema Eletrônico Alimentador de Animais Domésticos), desenvolvido por alunos da turma de Eletromecânica (3EM03) foi o mais votado com 9,58% dos 1023 votos computados. Os alunos desenvolveram um alimentador eletrônico de animais domésticos para facilitar a vida dos donos de cães e gatos.

As empresas parceiras puderam também mostrar um pouco do trabalho que desenvolvem na região. Participaram as empresas CSN, Votorantim, UniFoa, Faculdades Dom Bosco, Ambev, Nissan, Festo, entre outras.