19out
Projetos de alunos se destacam no 27º Conheça a ETPC

Para apresentar os projetos desenvolvidos pelos alunos do Ensino Médio aliado ao curso técnico da ETPC, foi realizada a 27ª edição do Conheça a ETPC, patrocinada pelo Banco do Brasil, nos dias 8 e 9 de outubro. 

Com entrada gratuita e sob o tema “O futuro da água e da energia”, o 27º Conheça a ETPC recebeu um público total de 1.675 visitantes. No evento, foram expostos no total 81 projetos, sendo 35 projetos considerados trabalho de conclusão de curso para os terceiros anos.

Na ocasião, foram realizadas apresentações culturais com participação dos alunos da ETPC, entre elas, fanfarra, coral e peças teatrais “A Feiurinha” e “O Auto da Compadecida”. Outra atração do 27º Conheça a ETPC foram os estandes de empresas e universidades da região.

Para sensibilizar a todos sobre a importância da conservação e preservação da limpeza no ambiente escolar, o projeto Pensando Limpo marcou presença no evento, com intervenções, lixeiras e frases de conscientização. 

Projetos x votação

Na escola e também na rede social Facebook, os trabalhos foram recebendo votos de visitantes e internautas. Os projetos mais votados foram: SIS – Sistema de Irrigação Sustentável (3º ano em Mecânica); Sistema auxiliar para deficientes visuais (Eletrônica); LMA – Linha de Montagem Automotiva (Eletrônica, Eletromecânica e Mecânica); SCM – Serra para Corte de Madeira (Eletromecânica); Separador de objetos por cores (Eletrônica) e Vaso separador de água e óleo (Petróleo e Gás).

Os projetos vencedores foram:

1º lugar: Sistema de Monitoramento de Medicação: sistema que ativa luz e alarme para alertar sobre a hora de tomar remédio (Eletrônica).

2º lugar: Sistema de Segurança para Empilhadeiras: alerta aos motoristas sobre a presença de funcionários no pátio de ação das empilhadeiras, promovendo a segurança (Eletrônica).

3º lugar: Braço articulador: Projeto com braço mecânico, que pode ser utilizado em um pequeno processo de reciclagem (Mecânica).