21out
Dicas para o Enem: prepare-se para o dia do exame
O Enem está chegando! Confira as dicas a seguir para realizar as provas nos dias 24 e 25 de outubro:
 
Duração das provas
No sábado (24), serão aplicadas as provas de Ciências Humanas e suas Tecnologias e Ciências da Natureza e suas Tecnologias, com duração de 4h30min. No domingo (25), as de Linguagens, Códigos e suas Tecnologias, Matemática e suas Tecnologias, além de redação e prova de língua estrangeira, com duração de 5h30min.
 
Programe-se
Os portões de acesso aos locais de provas serão abertos às 12h e fechados às 13h (horário oficial de Brasília). Por isso, atente-se para chegar com uma hora de antecedência ao local da prova. Boa alternativa é baixar aplicativos que ajudam a traçar a melhor rota, como Movit, para quem vai de ônibus, e Waze, para quem vai de carro. Disponíveis para Android e iOs. 
 
O que levar no dia da prova do Enem?
De acordo com o Inep, para realizar a prova do Enem, o candidato deve apresentar documento original com foto e caneta esferográfica preta com material transparente. Lápis, borracha e outros itens são proibidos. O cartão da confirmação de inscrição não é obrigatório, mas contém as informações sobre o local da prova. 
 
O que levar para comer?
Lanche e água são liberados. O ideal é optar por alimentos mais leves, como frutas, e evitar alimentos gordurosos, porque a digestão lenta pode ocasionar sono durante a prova. Outra opção prática são as barras de cereais, pois fornecem carboidratos, principal fonte de energia. 
Não se esqueça de que a hidratação é indispensável para o bom funcionamento do organismo.
 
Alongue-se
Durante o Enem, faça interrupções para se alongar e beba água. O alongamento reduz a tensão muscular e ativa a circulação do sangue, resultando em corpo mais ativo e equilibrado. O resultado disso é maior produtividade e concentração. Também escolha uma roupa confortável para vestir no dia da prova.
 
Descanse no dia anterior
Estudar dias antes do Enem provoca estresse e causa o famoso “branco”. Por isso, é hora de deixar os estudos e descansar. Além disso, uma boa noite de sono é importante para o bem-estar e bom funcionamento da memória. Nesta fase, exercícios de respiração para relaxar são efetivos, pois acalmam e ajudam conter a ansiedade.