01dez
ETPC conquista segundo lugar no I Torneio de Robótica IFRJ

Robô da equipe Eletric atingiu a marca de 24 segundos no percurso indicado

A Escola Técnica Pandiá Calógeras (ETPC), da Fundação CSN, conquistou o segundo lugar no I Torneio de Robótica IFRJ, realizado nos dias 25 e 26 de novembro, em Volta Redonda, perdendo apenas para a Universidade Federal Fluminense. O evento contou com participação de 14 equipes de escolas e universidades, e reuniu estudantes dos níveis fundamental, médio e universitários, para competição nas categorias sumô ou follow line (seguidor de linha). 

O primeiro dia foi liberado para realização de testes. No segundo dia, o desafio dos robôs participantes da categoria follow line foi seguir o percurso indicado por uma linha, realizando o trajeto em menor tempo. Na categoria follow line, o prazo estipulado para percorrer o circuito na direção correta foi de 3 minutos. Os robôs participantes também tiveram que obedecer algumas regras, como permanecer parado por 10 segundos após completar um volta. 

A Equipe Eletric, composta por alunos do Ensino Médio e técnico em Eletrônica da ETPC, Gabriel Carota, Thiago Teodoro, Igor Moreira e Pedro Miller, realizou todo o percurso em 24 segundos. O professor da ETPC, Roberto Evaristo, responsável por orientar e acompanhar os alunos na competição, conta que o robô foi desenvolvido 100% pelos alunos. “Essa é a primeira participação da ETPC em campeonato fora da escola. O segundo lugar foi mais um incentivo para continuar a participar das próximas edições”, conta. 

Para o diretor da ETPC, Rogério de Paiva Lima, a aprendizagem na prática no Ensino Médio aliado ao curso técnico oferece mais preparo para desafios, como no Torneio de Robótica “As atividades práticas na ETPC enriquem o conhecimento dos alunos. Eles têm aulas em laboratórios, desenvolvem projetos, fazem visita técnica às empresas e, principalmente, são motivados a participar de ações que requerem criatividade”, acrescenta. 

Organizado pela Equipe Jaguar, o I Torneio de Robótica IFRJ foi criado com o intuito de disseminar a cultura robótica na região Sul Fluminense, estimular o desenvolvimento de robôs por diversos níveis de ensino e promover a interação entre participantes. Para o próximo ano, a Equipe Jaguar espera aumento de equipes inscritas. Além disso, a organização estuda a inclusão de novas categorias para as competições.