07mar
Alunos dos cursos de Eletrônica e Mecatrônica do 1° ano recebem palestra sobre os cursos no ambiente de trabalho

Na manhã da última quarta-feira (27/02), os alunos do 1° ano – C, dos cursos de Mecatrônica e Eletrônica, assistiram a uma palestra comandada pelo técnico de planejamento da Actemium – Petrobrás, William Jorge José Araújo em um dos auditórios da escola.

Will, como ele é chamado, é ex-aluno da ETPC (técnico em Eletrônica), graduado em Segurança do Trabalho e dividiu as experiências de trabalhar embarcado, a 200 km de distância da costa. No bate-papo, foram abordados assuntos como as normas regulamentadoras estabelecidas pela empresa e exemplos de como funciona quando acontecem imprevistos com a produção. Os alunos esclareceram suas dúvidas e tiveram a experiência de vestir a roupa e os equipamentos de segurança usados no dia a dia da profissão.

A Actemium, onde William trabalha, é uma rede global, com unidades em 38 países, que presta serviço para diversos segmentos como: automotivo, aeronáutica, óleo e gás, nutrição alimentar, entre outros.

A coordenadora e professora dos cursos de Eletrônica e Mecatrônica, Valéria Cristina, declara que é importante para os alunos logo no 1º ano marcar o início técnico: “Eles têm a noção da escolha que fizeram, do que poderão ser e desenvolver futuramente quando assumirem a profissão, porque, por enquanto, ainda é muito ilusório.” Então eles puderam, de fato, ter acesso a informações de alguém que veio da ETPC, que abraçou as oportunidades e agora pode passar adiante para quem está iniciando.

William afirma adorar a escola e que está sempre disposto a ajudar. “O ensino da ETPC foi fundamental pra mim, porque consegui ter uma visão ampla da área industrial. Uma coisa é você estudar em casa e outra é ver a prática, conhecer pessoas”, afirma o técnico.