Os alunos de 1º e 2º anos dos Cursos Técnicos de Eletrônica e Mecatrônica da ETPC – Escola Técnica Pandiá Calógeras participaram de palestra da consultoria Pulso sobre empreendedorismo no sábado, 11 de maio. Christiane Oliveira e Vitória Brum, integrantes do projeto da Universidade Federal Fluminense – UFF, foram convidadas pela professora e coordenadora dos cursos, Valéria Pinto.
Os estudantes formaram equipes para desenvolver startups júniores como atividade avaliativa das disciplinas dos cursos e a dinâmica visou auxiliá-los na criação das empresas. O objetivo é apresentar e desenvolver projetos que tiveram início em outros anos. O curso de Administração, do 1° ano, também está participando da atividade.
De acordo com Valéria, a intenção é expandir a visão dos alunos para o mercado de trabalho, que está se aproximando de suas vidas profissionais. “É preciso aconselhá-los a como se portar numa empresa. Tem que ter consciência de que cada função tem sua importância para cumprir as obrigações. Desse jeito, todos aprendem constantemente”, explica.
A Pulso Consultoria é uma Empresa Júnior da UFF desenvolvida há 15 anos, com a participação de cerca de 50 alunos dos cursos de Administração, Ciências Contábeis e Engenharia. Desenvolve soluções para empresas com a supervisão de professores dos cursos. É pioneira no Movimento Empresa Júnior (MEJ) no Sul Fluminense, sendo a terceira maior do estado.
Para Vitória, a atividade é importante para o desenvolvimento profissional dos estudantes. “Acho incrível porque é uma chance de expandirem suas experiências e conhecimentos em equipe por meio da criação de startups”, conta.
Confira quais são as equipes e projetos:
– AlFeC, do 1º ano de Mecatrônica, está criando um drone caseiro;
– VALTECH, do 2º ano de Mecatrônica, prepara um robô que dança para competir no Torneio Juvenil de Robótica (TJR). Estão dando continuidade com a sensorização do “Roboertinho”, desenvolvido por outra turma, em 2018.
– StickTech, do 1º ano de Mecatrônica, desenvolve uma garra motorizada;
– Árthemis Eletrônica, do 1º ano de Eletrônica, está criando um cofre digital;
– +ETPC, do 1º ano de Administração, desenvolve uma empresa comunicação que monitora e informa o que acontece na ETPC.