22maio
Alunos da ETPC apresentam projetos de sua autoria em evento na CSN

Os alunos do Ensino Médio integrado ao Ensino Técnico da Escola Técnica Pandiá Calógera – ETPC expuseram projetos e aparelhos de sua autoria durante o Dia da Educação. Realizado no dia 9 de maio pela Companhia Siderúrgica Nacional – CSN no setor Usina do Conhecimento, o evento teve como tema “O Poder Transformador da Educação.

Alunos da ETPC durante o Dia da Educação na CSN

Os visitantes puderam conferir criações como a impressora 3D, o processo manual de reciclagem para reutilização de garrafa PET e um minicurso sobre programação com Arduino e Robótica. Ainda houve apresentação do sistema de organização 5S, de uma serra eletropneumática e experimentos de corrosão ácida de metais e recuperação de cobre em placas de circuito.

“Achamos a apresentação interessante porque estamos tendo uma interação com a indústria, agora estamos lidando com regras, nos equipando de acordo com o que a empresa exige”, dizem os alunos do 3° ano de Química, Matheus Cazarim e Mariana da Silva.

Alunos da ETPC durante o Dia da Educação na CSN

O evento também teve participação de empresas como Firjan e Siemens, do Centro Universitário Geraldo Di Biase – UGB e do Centro Universitário de Volta Redonda – UniFOA. Foram cerca de 20 atividades simultâneas, incluindo palestras, workshops e treinamentos abertos aos visitantes.

Rafael de Paiva, coordenador de Recursos Humanos da CSN lembrou na ocasião o impacto social e a importância da feira para a empresa. “Plantamos uma espécie de semente que fica transitando na cabeça das pessoas por um tempo, chamando atenção para importância da educação para que elas se engajem mais, se dediquem mais e sejam eles os próprios gestores do conhecimento”, conta.

Alunos da ETPC durante o Dia da Educação na CSN

O Dia da Educação acontece há três anos na CSN, envolvendo todos os níveis de colaboradores, desde o piso até a gestão e alta administração. É inspirado no encontro em prol da Educação realizado em 28 de abril de 2000 em Dakar, capital do Senegal.