ETPC Notícias Alunos da ETPC apresentam projetos de sua autoria em evento na CSN

Alunos da ETPC apresentam projetos de sua autoria em evento na CSN

Os alunos do Ensino Médio integrado ao Ensino Técnico da Escola Técnica Pandiá Calógera – ETPC expuseram projetos e aparelhos de sua autoria durante o Dia da Educação. Realizado no dia 9 de maio pela Companhia Siderúrgica Nacional – CSN no setor Usina do Conhecimento, o evento teve como tema “O Poder Transformador da Educação.

Alunos da ETPC durante o Dia da Educação na CSN

Os visitantes puderam conferir criações como a impressora 3D, o processo manual de reciclagem para reutilização de garrafa PET e um minicurso sobre programação com Arduino e Robótica. Ainda houve apresentação do sistema de organização 5S, de uma serra eletropneumática e experimentos de corrosão ácida de metais e recuperação de cobre em placas de circuito.

“Achamos a apresentação interessante porque estamos tendo uma interação com a indústria, agora estamos lidando com regras, nos equipando de acordo com o que a empresa exige”, dizem os alunos do 3° ano de Química, Matheus Cazarim e Mariana da Silva.

Alunos da ETPC durante o Dia da Educação na CSN

O evento também teve participação de empresas como Firjan e Siemens, do Centro Universitário Geraldo Di Biase – UGB e do Centro Universitário de Volta Redonda – UniFOA. Foram cerca de 20 atividades simultâneas, incluindo palestras, workshops e treinamentos abertos aos visitantes.

Rafael de Paiva, coordenador de Recursos Humanos da CSN lembrou na ocasião o impacto social e a importância da feira para a empresa. “Plantamos uma espécie de semente que fica transitando na cabeça das pessoas por um tempo, chamando atenção para importância da educação para que elas se engajem mais, se dediquem mais e sejam eles os próprios gestores do conhecimento”, conta.

Alunos da ETPC durante o Dia da Educação na CSN

O Dia da Educação acontece há três anos na CSN, envolvendo todos os níveis de colaboradores, desde o piso até a gestão e alta administração. É inspirado no encontro em prol da Educação realizado em 28 de abril de 2000 em Dakar, capital do Senegal.