08ago
O ouro é nosso!

[vc_row][vc_column][vc_column_text]A nossa aluna Larissa Lima, do 3º ano do curso de Eletromecânica, conquistou medalha de ouro na OBA – Olimpíada Brasileira de Astronomia e Astronáutica. De 13 canditados selecionados de Volta Redonda, 3 foram da ETPC. A escola também contou com a medalha de prata de Isabella Castilho e a classificação para o preparatório da fase internacional de José Joaquim.

Não foi a primeira vez que a Larissa testou seus conhecimentos na Olimpíada. Este é o seu terceiro ano na OBA, sendo que no segundo ano já conquistou uma medalha de prata.  “Participar da OBA despertou em mim aptidão para estudar Astronomia e Astronáutica. Esse estímulo contribuiu positivamente nas disciplinas da escola”, comenta Larissa.

A ETPC incentiva seus alunos a participarem da OBA desde 2015. Esta fase foi a primeira da Olimpíada, os aprovados irão compor uma seletiva através de três etapas de provas online sendo essas em agosto, setembro e outubro. Após a seletiva, se estiverem aprovados entre os 200 candidatos de todo o Brasil, os alunos irão participar de uma preparatório para a fase internacional. Ao final da capacitação, uma avaliação selecionará 40 alunos para representar o time brasileiro.

Alunos que participam de eventos como esse, desenvolvem diferentes habilidades. “Essa é uma porta aberta para o conhecimento cientifico”, completa Larissa. Para o professor de física Joaquim Lopes, estimular os alunos a estarem em atividades científicas é manter viva a chama da ciência e do desenvolvimento tecnológico. 

“É uma maneira de mostrar a eles novas possibilidades, novas formas de conhecimento e oportunidades, de pensarem maior, passando a sonhar alto e com isso se esforçarem pra suas realizações. Alimentar sonhos, essa é a ideia. Conhecer pessoas ao redor do Brasil e quem sabe do mundo que estão vibrando na mesma frequência” diz, Joaquim.

O professor comenta que os alunos se deparam com questões que não são vistas em sala de aula. Esses conteúdo extracurriculares são relacionados a astronáutica, observação celeste, astrofísica. [/vc_column_text][/vc_column][/vc_row]