11ago
ETPC comemora seus 70 anos de fundação

Cerimônia realizada na tarde do último dia 06/08 reuniu importantes figuras que contribuíram para a história da primeira escola técnica de Volta Redonda.

Um verdadeiro momento histórico. Assim pode ser definida a cerimônia em comemoração aos 70 anos da ETPC, realizada na tarde desta quarta-feira, 06/08. Um evento que reuniu sete décadas de muita história, personificadas nas diversas pessoas que passaram pela escola e que ajudaram a construir a imagem de uma escola de vanguarda e formadora de grandes profissionais técnicos.

Estiveram presentes, e foram homenageados, ex-alunos ilustres, alunos atuais de destaque, colaboradores antigos e atuais e quatro gerações de ex-diretores. Todos eles, por décadas, aturam com a missão de sempre manter a ETPC como uma das principais instituições de ensino técnico não só do Sul Fluminense, mas também de todo o Estado do Rio de Janeiro. Entre os ex-alunos, estavam gerentes gerais da CSN, que desenvolveram suas carreiras dentro da empresa, após se formarem na escola.

Representando a diretoria da CSN, o assessor em Projetos Estratégicos, Márcio Lins, declarou que o sucesso da companhia se deve, em partes, à contribuição da ETPC. “A escola técnica entrou na história da CSN antes mesmo da primeira produção de aço. Para a empresa, é um passo importante ter uma escola de formação, que dê sustentação a seu corpo técnico. E a CSN tem na ETPC uma base para a busca de profissionais totalmente preparados para o mercado atual, como também para enfrentar as mudanças que o mercado sofre constantemente de forma evolutiva”.

A presidente da Fundação CSN, Monica Fogazza, destacou que a existência da escola técnica foi o motivo para o surgimento da Fundação. “Se observarem atentamente tudo o que fazemos, perceberão que a educação é nossa matriz. E a educação, presente no dia a dia da ETPC, é a essência da cidadania, razão de ser da Fundação CSN”.

Monica Fogazza falou ainda sobre como a ETPC atua na preparação dos jovens alunos para uma carreira sólida e consolidada. “Quem saberia à época que teríamos cinco ex-alunos como gerentes gerais da CSN hoje? Com certeza todos os professores, pois atuavam e atuam olhando para o futuro. São eles que dão aos jovens, no dia a dia, a possibilidade de que possam pensar a vida, além de fazerem escolhas a partir de um conhecimento sólido”. 

O secretário de Planejamento Urbano de Barra Mansa, Ronaldo Alves, um dos ex-alunos homenageados, estava visivelmente muito emocionado, relembrou com carinho seu período na ETPC. “Se estou aqui hoje representando uma importante prefeitura da região, é graças a ETPC. Devo tudo a essa escola. E, hoje, meus dois filhos também são alunos em seus cursos técnicos”.

Para ex-aluno da ETPC e secretário de Desenvolvimento Econômico de Volta Redonda, Jessé de Holanda Cordeiro Júnior, a cerimônia dos 70 anos da escola valeu em dobro. Tanto ele quanto seu pai, o ex-diretor da ETPC, Jessé de Holanda Cordeiro, foram homenageados. “É uma honra para nossa cidade, nosso estado e nosso país, termos uma escola com a qualidade da ETPC. Onde vemos um profissional saído dessas salas de aula, sabemos o que esperar dele e sua capacidade técnica”, disse o ex-aluno.

A cerimônia contou ainda com a apresentação da Fanfarra da ETPC e do Coral da escola, juntamente com os Tambores de Aço do Projeto Garoto Cidadão. Como marco das comemorações, foi feito o descerramento da placa comemorativa aos 70 anos da escola, realizado pelos representantes da Fundação, da CSN, da ETPC e das prefeituras de Volta Redonda e Barra Mansa.

Saiba quem foram os homenageados nos 70 Anos da ETPC.

Ex-diretores:

José Carlos da Silva

Jessé de Hollanda Cordeiro

Itacy Pereira Ribeiro

Cláudia Ivo de Medeiros

 

Ex-alunos:

Jessé de Hollanda Cordeiro Júnior – Secretário de Desenvolvimento Econômico da Prefeitura Municipal de Volta Redonda

Ronaldo Alcedo Reis Alves – Secretário de Planejamento Urbano de Barra Mansa

Edenir Correa Leite – Engenheiro Metalúrgico e autor do livro “Tempos de ETPC”

Gilmar de Souza Gonçalves – Advogado que exerceu o cargo de Procurador da Fazenda de Goiás.

Fabiam Franklin – Gerente Geral de Altos Fornos da CSN

Danilo Guelli Gonçalves de Oliveira – Gerente Geral de Laminados à Quente da CSN

Roberto Luiz Silva Germano – Gerente Geral de Desenvolvimento de Produtos da CSN

José Mário Cury Vilela – Gerente Geral de Galvanização de Laminados a Frio da CSN

 

Ex-colaboradores

Maria Tereza Salinas de Castro – Coordenadora de Área

Vicente de Paulo Quaresma – Pedagogo

Rogério Celso Cardoso – Supervisor

Onofre Bueno Filho – Coordenador Técnico

 

Alunos atuais de destaque

Lucas de Oliveira Pires – vencedor do concurso do slogan de 70 Anos da ETPC

Pedro de Souza Miller – destaque pelo comprometimento e desempenho acadêmico

Daniel Camilo de Melo Ernesto – pela superação e concretização do sonho de estudar na ETPC

Geovane Matheus Lemes Andrade – representante de turma atuante e colaborador

Maria Cecília Caitana de Souza – autora da trilogia “Guardiões do Firmamento”

Guilherme Henrique Vieira de Oliveira – pelo envolvimento nos projetos da ETPC

Roger Balmant de Oliveira – pela conquista por dois anos consecutivos da bolsa por mérito.

 

Colaboradores atuais:

Ângela Marco Morelli

Ana Paula Bortolazzo Menezes Eller

Paulo Roberto Botelho Telhado

Roberto Ferreira Evaristo

Gilmar Gomes da Silva