03nov
ETPC conquista 2º lugar no Enem 2014 em ranking com 30 melhores alunos

Avaliação inclui todos os alunos de Volta Redonda que realizaram as provas

Criado pelo Ministério da Educação (MEC), o Exame Nacional do Ensino Médio – Enem não só vem substituindo o tradicional vestibular para acesso à universidade, como também está transformando a educação nas escolas públicas e privadas do país. 

O exame ajuda a avaliar o Ensino Médio nas cidades e regiões brasileiras, e também serve de referência para os pais escolherem a escola com resultado satisfatório, assegurando assim melhor desenvolvimento das competências do aluno, que serão exigidas nas avaliações do Enem.

Importante ressaltar que a qualidade da instituição educacional está para além do resultado do Enem divulgado pela mídia. Uma atitude considerável é a análise de todas as informações fornecidas pelo MEC, considerando diversos fragmentos da avaliação que nem sempre são veiculados. 

Segundo resultados divulgados pelo Instituto Nacional de Estudos e Pesquisas Educacionais (INEP), a ETPC conquistou o 2º lugar no Enem 2014 na cidade de Volta Redonda, em análise com 30 melhores alunos. Seguindo esse estudo, a ETPC foi a primeira escola em Redação, segunda em Matemática e terceira em Ciências da Natureza e Ciências Humanas, em Volta Redonda. 

A ETPC também foi classificada como a escola do estado com maior percentual de adesão ao Enem. Para o diretor da ETPC, Rogerio de Paiva Lima, fazer esse recorte é importante para perceber que a classificação é pautada na média das notas dos alunos. 

“A ETPC, que estimula todos os alunos a participarem do Enem, pode ter sua classificação diminuída por conta disso. Entretanto, o seu valor está na garantia da participação de todos em boas condições de realização”, acrescenta. 

Em 2013, 276 alunos fizeram as provas do Enem, o que representou 93,56% do total de alunos do terceiro ano. Já em 2014, houve a participação de 315 alunos, representando 90,78%. Nesse ano, 395 alunos já estão inscritos, sendo 219 pertencentes ao terceiro ano do Ensino Médio, 135 do segundo ano e 41 do primeiro ano. 

“Os alunos do primeiro e segundo ano que se inscreveram no Enem terão a oportunidade de experimentar o modelo de prova e compartilhar com os professores suas expectativas para as próximas avaliações”, finaliza o diretor.