05nov
ETPC é a escola campeã na VII Jornada de Foguetes

Em competição com equipes de 21 estados brasileiros, foguete lançado pelos alunos da ETPC atingiu maior distância de voo

Com a participação de competidores de todo o Brasil, a equipe da ETPC é campeã na VII Jornada de Foguetes, evento anual e de âmbito nacional, que reúne foguetes feitos a partir de garrafas pets. A sétima edição da Jornada de Foguetes aconteceu em Barra do Piraí, entre os dias 29 de outubro e primeiro de novembro, e reuniu 103 equipes, totalizando 410 participantes de 21 estados. 

Com a marca de 214,6 metros, maior distância entre todas as equipes participantes, Júlia de Lima, Keyla Silva  e João Victor, alunos do segundo ano do Ensino Médio e técnico em Eletromecânica da ETPC, orientados pelo professor Joaquim Lopes, foram campeões no lançamento do foguete, que utiliza bicarbonato de sódio e vinagre como combustíveis.

Para ficar entre as 24 escolas que atingiram a marca mínima estabelecida pelos organizadores – e alcançar a maior marca entre os competidores –, a ETPC contou com o empenho dos alunos durante a Mostra Brasileira de Foguetes – MOBFOG, primeira etapa do lançamento de foguetes, que aconteceu na própria escola. O resultado satisfatório resultou em uma carta-convite da Olímpiada Brasileira de Astronomia (OBA) para participar da Jornada de Foguetes.

Além da medição da distância dos foguetes, uma banca examinadora composta pelos próprios professores avaliou o desempenho dos alunos na apresentação dos projetos e nos aspectos e base dos foguetes. O resultado da avaliação completa está previsto para ser divulgado no primeiro semestre de 2016, que poderá classificar uma equipe para treinamento de composição de foguetes e competição no exterior.