Avaliação inclui todos os alunos de Volta Redonda que realizaram as provas
Criado pelo Ministério da Educação (MEC), o Exame Nacional do Ensino Médio – Enem não só vem substituindo o tradicional vestibular para acesso à universidade, como também está transformando a educação nas escolas públicas e privadas do país.
O exame ajuda a avaliar o Ensino Médio nas cidades e regiões brasileiras, e também serve de referência para os pais escolherem a escola com resultado satisfatório, assegurando assim melhor desenvolvimento das competências do aluno, que serão exigidas nas avaliações do Enem.
Importante ressaltar que a qualidade da instituição educacional está para além do resultado do Enem divulgado pela mídia. Uma atitude considerável é a análise de todas as informações fornecidas pelo MEC, considerando diversos fragmentos da avaliação que nem sempre são veiculados.
Segundo resultados divulgados pelo Instituto Nacional de Estudos e Pesquisas Educacionais (INEP), a ETPC conquistou o 2º lugar no Enem 2014 na cidade de Volta Redonda, em análise com 30 melhores alunos. Seguindo esse estudo, a ETPC foi a primeira escola em Redação, segunda em Matemática e terceira em Ciências da Natureza e Ciências Humanas, em Volta Redonda.
A ETPC também foi classificada como a escola do estado com maior percentual de adesão ao Enem. Para o diretor da ETPC, Rogerio de Paiva Lima, fazer esse recorte é importante para perceber que a classificação é pautada na média das notas dos alunos.
“A ETPC, que estimula todos os alunos a participarem do Enem, pode ter sua classificação diminuída por conta disso. Entretanto, o seu valor está na garantia da participação de todos em boas condições de realização”, acrescenta.
Em 2013, 276 alunos fizeram as provas do Enem, o que representou 93,56% do total de alunos do terceiro ano. Já em 2014, houve a participação de 315 alunos, representando 90,78%. Nesse ano, 395 alunos já estão inscritos, sendo 219 pertencentes ao terceiro ano do Ensino Médio, 135 do segundo ano e 41 do primeiro ano.
“Os alunos do primeiro e segundo ano que se inscreveram no Enem terão a oportunidade de experimentar o modelo de prova e compartilhar com os professores suas expectativas para as próximas avaliações”, finaliza o diretor.